Meio Bit » Baú » Demais assuntos » Google e Apple prestes a colidir

Google e Apple prestes a colidir

02/02/2010 às 13:26

Google e Apple já são concorrentes no campo da telefonia móvel, como deixou claro, de maneira um pouco grosseira, Steve Jobs. Só que essa guerra poderá ser vista, lá na frente, como um mero aquecimento. Isso porque outra desponta no horizonte, e numa área ainda inexplorada, ao menos de maneira bem sucedida: a dos intermediários.

A Apple apresentou o iPad como o elo perdido entre smartphone e notebook. O gadget roda um sistema operacional especial, o iPhone OS, e assemelha-se mais ao primo conversador do que aos notebooks com Mac OS X.

E o Google? Chrome OS é o nome a ser lembrado. O sistema operacional de um browser só está sendo produzido, e se antes, na época de seu anúncio, sofria críticas pesadas, o cenário parece estar mudando a seu favor. Com uma (irônica) ajuda da Apple e seu iPad.

Para botar mais lenha na fogueira, o Google liberou imagens e um vídeo conceituais do Chrome OS rodando num tablet. Ficou lindo de se ver:

tablet2.141

O conceito do vídeo é maior que o iPad, mas a ideia é bem similar. Um dispositivo para acessar a Internet. Parece que a “melhor experiência com navegação web” terá um forte concorrente em breve. E, nessa, vemos também uma ruptura com os sistemas operacionais tradicionais. Afinal, o Chrome OS parece não querer bater de frente com Linux, Windows e Mac OS X. Cria-se uma nova categoria, adequada a dispositivos mais lentos e com finalidades específicas e relativamente leves, na qual, curiosamente, a Microsoft, líder no segmento dos SOs “grandes”, sequer tem um representante.

Alguém arrisca dar uma palpite sobre quem será o vencedor dessa guerra que está por vir?

relacionados


Comentários