Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Pentax - apostando no passado

Pentax - apostando no passado

14 anos atrás

A Pentax é uma empresa estranha. Ninguém pode negar a história de inovações e câmeras de qualidade que eles já colocaram no mercado, mas isso foi há muito tempo, na era dos equipamentos ditos “analógicos”. Em tempos digitais, a empresa ainda não conseguiu se firmar como uma das grandes e morder uma fatia significativa do mercado. Mas, isso é um grande mistério, pois os equipamentos produzidos pela empresa continuam apresentando qualidade soberba. Para tentar inverter essa situação, a Pentax vem apostando em design e edições especiais de suas câmeras. Algumas ficam tão diferentes que poderiam ser classificadas como bizarras, mas acabam atingindo o seu objetivo de chamar atenção e terem as vendas esgotadas.

Dentro dessa perspectiva, temos essa semana três novos lançamentos da Pentax dentro da categoria das câmeras compactas. Duas delas são chamativas por estarem com aparência retrô e nos remeterem diretamente aos equipamentos analógicos do século passado. A Pentax Optio I-10 tem aparência de uma pequena SLR e têm 12 megapixels de resolução máxima, apresenta uma confortável lente 28-140mm (equivalente no formato 35mm) e a capacidade de gravar vídeos em alta definição com 720 pixels a 30 fotogramas por segundo. Equipamento simples que ainda apresenta visor LCD de 2,7 polegadas, estabilização de imagem no sensor e bateria recarregável que suporta fazer 250 imagens por carga. Deve chegar nesse mês de fevereiro custando US$ 300,00.

Já a Pentax Optio H90 parece uma câmera de brinquedo pelas fotos de divulgação. Ela vai contra todas as regras de design que a indústria fotográfica adotou nos últimos anos. Seus cantos são quadrados e a divisão em duas cores no corpo da câmera reforçam ainda mais a noção de que é uma câmera de imitação. A câmera possui 12 megapixels de resolução máxima, 5x de zoom ótico (equivalente a uma 28140mm no formato 35mm), visor LCD de 2,7 polegadas e filmagem em alta definição com 720 pixels a 30 fotogramas por segundo. Chega ao mercado em fevereiro custando US$ 179,00. E por último temos a câmera mais econômica que a empresa está lançando. A Pentax Optio E90 possui 10 megapixels de resolução máxima, 3x de zoom ótico (equivalente a uma 31-94mm no formato 35mm), visor LCD de 2,7 polegadas e gravação de vídeo em qualidade VGA com 30 fotogramas por segundo.

Câmeras com apelo visual e baixo preço. Temos que ver agora a reação do público.

pentax optio I-10

Fonte: Imaging Resource

relacionados


Comentários