Meio Bit » Arquivo » Segurança » La Liga usa áudio de microfones do seu app para monitorar usuários

La Liga usa áudio de microfones do seu app para monitorar usuários

La Liga está usando app para monitorar os microfones de smartphones Android e encontrar transmissões piratas de jogos dos campeonatos que organiza.

6 anos atrás

Montagem com imagem do app da La Liga e o ator Ulrich Mühe no filme "A Vida dos Outros" escutando atento em fones de ouvido

A gente já sabia que jogos usavam o microfone para capturar o áudio ambiente e direcionar propagandas contextuais para os usuários, mas não contente com esta possibilidade, a liga espanhola de futebol resolveu ir além, e está usando seu app para identificar locais que estejam assistindo transmissões de seus campeonatos sem pagar assinatura. Mais um dia, mais uma organização quebrando a privacidade dos seus usuários para evitar ter algum tipo de prejuízo.

Ao ser instalado em um smartphone Android, o app pede para acessar a localização e o microfone, e caso o usuário incauto concorde, a La Liga passa a ter o direito a usar plano de dados ou a conexão Wi-Fi dos usuários para monitorar o som dos ambientes onde estão a qualquer momento. Apesar de estar instalado no app das pessoas, o objetivo da liga não é prender quem está assistindo sozinho em casa, e sim pegar peixes maiores, indo atrás de bares ou restaurantes que estejam exibindo o sinal pirata do jogo. O áudio gravado pelo app e a informação da localização do smartphone dos usuários naquele momento poderiam potencialmente ser usados em ações penais contra esses estabelecimentos.

O app da La Liga para Android tem mais de 10 milhões de downloads, e vários deles estão deixando comentários nada amistosos com a liga espanhola na página do Google Play, e com toda a razão, diga-se de passagem, pois trata-se do mais autêntico spyware. A La Liga tentou se justificar em uma resposta ao El Diario da Espanha, garantindo que nenhum áudio é gravado, o som é convertido em um sinal binário para identificar as fraudes sem armazenar qualquer tipo de conteúdo dos usuários, o que não caracterizaria nenhuma invasão de privacidade. Pra mim o pior é isso, essa palhaçada está sendo feita abertamente, sem nenhuma vergonha ou escrúpulo por parte da liga espanhola, ou seja, haja óleo de peroba, pois isso é o cúmulo da cara de pau.

Com informações do Ars Technica.

relacionados


Comentários