Meio Bit » Baú » Fotografia » Golden Leica MP - queria que fosse brincadeira

Golden Leica MP - queria que fosse brincadeira

26/01/2010 às 10:13

Quando eu vi a notícia nas listas de discussão de fotografia eu achei que era brincadeira. Primeiro porque o próprio teor da coisa é meio surreal, e segundo porque ninguém teria o mal gosto de lançar algo tão feio. Mas, infelizmente, é verdade. Para comemorar os 60 anos da fundação da República Popular da China, a Leica está lançando uma câmera analógica em edição limitada. A Golden Leica MP é toda adornada de couro e ouro, e vai custar uma pequena fortuna.

A câmera é manufaturada com ouro de 24 quilates e couro vermelho. A lente que vai estar disponível no kit é a Summilux 50mm f1.4. Tudo isso vai vir embalado em uma caixa de luxo e apenas 60 copias serão produzidas. Todas elas serão colocadas a venda na China e o número de série das unidades começam em 1949, ano em que os comunistas tomaram o controle no país. A câmera vai chegar às lojas especializadas custando $ 199.900,00 yuan (em torno de US$ 28.000,00).

Agora vamos às críticas. Para mim é no mínimo contraditório você comemorar o aniversário de uma revolução comunista com um produto que só vai ser adquirido por quem tem muito dinheiro. O pessoal do Photography Blog chega a fazer a comparação do preço da câmera com o salário médio anual de um chinês (pegando o maior salário mínimo da China, que varia conforme a província, daria para pagar 292 meses de trabalho). A segunda crítica é que a câmera é muito feia. O departamento de design da Leica devia estar de férias e ficou tudo por conta do estagiário. Por fim, você compra uma câmera de 28 mil dólares e fica muito feliz quando percebe que a tampa da lente é feita de plástico.

Ainda estou aguardando alguém dizer que foi uma piada inocente.

golden leica mp

relacionados


Comentários