Meio Bit » Baú » Internet » Descubra novas músicas com o YouTube

Descubra novas músicas com o YouTube

22/01/2010 às 12:56

A inclusão de suporte à tag <video> (HTML5) não é a única novidade do YouTube por esses dias. Além dessa e de outra (sobre a qual falaremos mais tarde), estreou no site de vídeos do Google o Music Discovery Project.

Em termos gerais, trata-se de um concorrente a sites de sugestões musicais, como Pandora, Grooveshark e Last.fm, porém com vídeo – e de boa qualidade, diga-se. Basta colocar o nome de sua banda favorita no campo de busca, e o YouTube se encarrega de sugerir artistas relacionados. E o melhor: ao contrário do Vevo, canal de clipes criado em parceria com a Universal, o MDP não possui restrições geográficas!

YouTube - Music Discovery Project - Mozilla Firefox

Fiz alguns testes com a ferramenta. Com a banda The Killers, os resultados foram bem positivos, mostrando artistas realmente relacionados com o estilo da banda de Las Vegas. Por outro lado, como nada é perfeito, bandas mais "obscuras" e/ou sem muito apelo no YouTube, como intérpretes brasileiros, sofrem nas mãos da ferramenta. Usei um cantor que a molecada gosta em outro teste, um tal de Luan Santana, e as sugestões oferecidas pelo serviço foram catastróficas e nada parecidas. Compreensível, apesar de tudo.

É possível organizar listas de reprodução com as faixas do artista pesquisado e dos semelhantes, e salvá-las em sua conta no YouTube. Para ver a lista criada a partir do experimento comentado no início do parágrafo anterior, clique aqui (se queria do Luan Santana, vai ficar querendo 😛 ).

O MDP é fruto do trabalho realizado no TestTube, uma espécie de laboratório de testes do YouTube onde recursos experimentais são testados e, se bem sucedidos, acabam incorporados ao site “oficial”.

Fonte: Mashable.

relacionados


Comentários