Meio Bit » Arquivo » Mobile » Primeiros conceitos visuais do Symbian^4

Primeiros conceitos visuais do Symbian^4

14 anos atrás

Por mais que a Nokia se esforce, o Symbian ainda não tem pompa para chegar num iPhone OS ou Android. O veterano sistema que move boa parte dos celulares top da fabricante finlandesa sofre com seu legado, interface confusa e nada amigável a dedos e a falta de outras perfumarias muito apreciadas no principais concorrentes que apareceram nos últimos anos.

Com o Symbian^4, a situação se inverterá. Criado com base no que há de mais moderno e recente em termos de usabilidade, e atento às últimas tendências do mercado mobile, a nova versão, que só será lançada no primeiro semestre de 2011, promete virar o jogo a seu favor.

Dia desses algumas imagens de uma proposta de design da Nokia para o novo Symbian apareceram na Internet, e a impressão que ficou é muito boa. Interface finger-friendly, design bonito, suporte nativo a transparência nos aplicativos e os famosos widgets, já utilizáveis no Symbian S60 5ª edição, estão lá.

Os principais pontos são a Orbit, uma coleção de bibliotecas baseadas em Qt que vem para substituir o Avkon UI Framework usado no S60, e o Direct UI, que servirá de paradigma para a criação e reescrita de apps S60, utilizando widgets Orbit e APIs Qt. Desenvolvedores devem ter entendido esse parágrafo melhor que eu 🙂 .

symbian_1-20100118

symbian4b-20100118

symbian4a-20100118

 

symbian4c-20100118

A Nokia tem a chance de recriar seu sistema do zero, e dar a ele o comportamento e visual que todos esperam de um sistema com suporte a touchscreen. Mais: pode ir além, e criar novas tendências, tal qual o iPhone fez em 2007.

Fica apenas a dúvida a respeito do que a fabricante vai fazer em relação aoS sistemaS que ela abraça. Continuará suportando o Symbian até que a nova versão chegue, fará um mix com o Maemo (que já move o N900), ou manterá os dois sistemas ativos em seus smartphones?

Fonte: Mashable.

relacionados


Comentários