Meio Bit » Arquivo » Games » Xbox One e PC ganharão controle com foco na acessibilidade

Xbox One e PC ganharão controle com foco na acessibilidade

Microsoft confirma rumores e anuncia que em ainda este ano lançará um fantástico controle voltado para pessoas com algum tipo de limitação de mobilidade.

6 anos atrás

Há muitos anos temos visto as fabricantes de consoles falando sobre como querem ampliar o seu público, mas você já reparou como no geral os controles são bastante intimidadores? Imagine então para uma pessoa que que tenha algum tipo de limitação e o problema se torna ainda maior. Para piorar, exceto por produtos como o Quadstick ou criados individualmente, praticamente não há solução para isso.

Eis que após um rumor circular por alguns dias, a Microsoft anunciou que ainda este ano lançará o Xbox Adaptive Controller, um gamepad que custará US$ 100 nos Estados Unidos e cujo objetivo é justamente facilitar o acesso daqueles que por algum motivo não podem usar um controle comum.

Na nossa jornada pelo design inclusivo, tomamos uma visão mais ampla dos nossos fãs e uma abordagem mais inclusiva ao criar para eles,” declarou Phil Spencer, responsável pela divisão Xbox. “Ao fazer uma abordagem de design inclusiva e considerando os jogadores que não são capazes de alcançar todos os botões e gatilhos ou segurar um controle por um longo período de tempo, por exemplo, fomos capazes de criar um controle que oferece uma maneira de mais fãs aproveitarem os games.

 

Para jogadores com limitações de mobilidade, encontrar controles que se encaixem nas suas necessidades individuais tem sido desafiador. As soluções que existem hoje muitas vezes são caras, difíceis de achar ou exigem uma significativa habilidade técnica para serem criadas. Alguns indivíduos e organizações tem criado soluções customizadas, mas tem sido difícil para eles produzir em escala quando a maioria dos equipamentos precisam ser personalizados.

Desenvolvido em parceria com as organizações The AbleGamers e The Cerebral Palsy Foundation, além do Craig Hospital e das empresas SpecialEffect e Warfighter Engaged, o projeto contou ainda com a colaboração de diversas pessoas com algum tipo de limitação de mobilidade, permitindo assim que o acessório possa ser adaptado das mais variadas maneiras.

Como pode ser visto nas imagens divulgadas pela Microsoft, o Xbox Adaptive Controller é muito maior do que um controle normal e além de um direcional localizado no lado esquerdo, ele traz dois enormes painéis táteis programáveis. Porém, a grande sacada é que o controle pode funcionar com diversos outros acessórios, permitindo assim que o jogador o configure da melhor maneira, independentemente do jogo.

No vídeo divulgado pela Microsoft é possível ver como o controle pode ser adaptado para pessoas com os mais variados tipos de limitações, possibilitando até mesmo que elas usem os pés para entrar com os comandos. E como o próprio Phil Spencer disse que este é apenas o primeiro passo em tornar os games mais acessíveis, nem tenho palavras para parabenizar esta fantástica iniciativa da Gigante de Redmond.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários