Meio Bit » Arquivos » Games » 198X, o jogo que nos levará a uma viagem pelos arcades

198X, o jogo que nos levará a uma viagem pelos arcades

Conheça o 198X, um jogo que recriará cinco gêneros que marcaram época nos fliperamas e que funcionará como uma bela viagem ao passado.

09/05/2018 às 10:00

Um coisa que sempre me causou calafrios são jogos que tentam abranger vários estilos de jogabilidade. Ao tentar agradar diversos públicos, normalmente esses títulos acabam não fazendo nada direito, deixando a desejar em todos os gêneros utilizados.

Ainda assim, tenho que admitir que fiquei muito interessado no atual projeto da Hi-Bit Studios. No momento buscando o seu financiamento coletivo através do Kickstarter, 198X terá como objetivo nos levar a uma viagem ao passado, usando para isso diversos estilos que ficaram marcados na história dos fliperamas.

O jogo se passa em Suburbia, fora da cidade em algum momento de 198X,” diz a página do jogo. “Ele segue a jornada de Kid, um adolescente preso entre as limitações da juventude e as inevitáveis obrigações da vida adulta. A história se desenrola quando Kid descobre o fliperama local — descobrindo novos mundos, e novos significados, nos videogames. Para cada visita ao fliperama — cada jogo descoberto, cada movimento dominado, cada demônio derrotado — Kid se tornará mais forte. E a linha entre jogo e realidade começará a se tornar borrada.

Dividido em cinco estilos, a promessa do 198X é fazer com que cada jogo consiga entregar uma experiência igual a o que tínhamos nas décadas de 80 e 90, e quem frequentou fliperamas naquela época certamente experimentou alguns dos clássicos que ajudaram a fundar os alicerces desses gêneros. Serão eles:

  • Um beat-'em-up em que teremos que tirar das ruas uma gangue que está atormentando os moradores.
  • Um shoot-'em-up onde seremos um piloto solitário que enfrentará uma frota espacial comandada por robôs.
  • Um jogo de corrida no melhor estilo OutRun, com cenários coloridos e um possante carro esporte nas nossas mãos.
  • Um jogo de ação/plataforma inspirado por títulos como Ninja Gaiden e Shinobi.
  • Um RPG onde teremos que explorar os labirínticos circuitos de uma inteligência artificial.

Levando-se em consideração apenas as imagens e trechos do jogo que foram divulgados até agora, o trabalho da Hi-Bit Studios parece estar sendo muito bem feito. O que me preocupa é o nível de complexidade que cada estilo terá. Penso assim porque de nada adianta eles entregarem vários gêneros diferentes, se eles forem rasos ou ruins a ponto de parecerem meros mini-games.

Caso a quantia almejada pelo estúdio seja alcançada, a previsão é de que o 198X seja lançado no início de 2019, com versões para PC, Xbox One, PlayStation 4 e Nintendo Switch.

relacionados


Comentários