Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Reino Unido tem o primeiro curso de fotografia usando celulares

Reino Unido tem o primeiro curso de fotografia usando celulares

14 anos atrás

Por muito tempo eu olhei com desconfiança as câmeras fotográficas de telefones celulares. A qualidade sempre foi o fator fundamental. A maioria desses equipamentos entrega um produto final que nem merece ser chamado de fotografia. Falta de nitidez, baixa definição e quantidade absurda de ruído são os principais problemas. Mas, isso está mudando. Embora meu Nokia E71 seja uma porcaria para tirar fotos, existem celulares que estão se destacando no quesito de qualidade de imagem. Como o número de pessoas fotografando com celulares estão crescendo e para muitos esse é o primeiro contato com a fotografia (principalmente crianças e adolescentes), a escola de fotografia Photography Made Simple está lançando no Reino Unido o primeiro curso de fotografia voltado para quem usa o celular para fotografar.

O recado aqui é simples. Pessoas que nunca pensaram em ter fotografia como um hobby estão tendo acesso e usando as câmeras de seus celulares. Então por que não faturar um pouco sobre essa vertente? As aulas serão baseadas no mesmo caminho que um curso de fotografia normal segue com atividades teóricas e sessões práticas onde serão abordados temas como composição, enquadramento, aproveitamento da luz e uso do flash. A metodologia é baseada em workshops de poucos dias e com turmas pequenas. 

Segundo Phil Hibberd, co-fundador da escola “As crianças têm um interesse real na fotografia, mas nós achamos que não podem pagar por uma câmera cara, por isso pensei que seria uma boa idéia executar um curso de fotografia focado unicamente nos celulares com câmera, e mostrando que é possível fazer fotografias criativas mesmo com um celular. As câmeras do iPhone e do Blackberry são muito boas e às vezes você mal consegue distinguir entre as fotos tiradas em um celular e aquelas que não são”. Óbvio que nessa conta não devem entrar os celulares de baixo preço onde as câmeras são piores que Webcams. A iniciativa deve percorrer várias cidades do Reino Unido, sendo que a primeira turma se inicia em Londres no dia 16 de janeiro. As turmas vão ter 19 alunos e o curso vai custar apenas £40,00.

Eu gosto desse tipo de iniciativa. É uma boa atitude contra o que eu chamo de elitização da fotografia. Várias pessoas estão entrando nesse mundo por conta da fotografia digital e quando você procura uma escola para fazer um curso existe a exigência (na maioria delas) que você tenha uma câmera avançada e cara. Isso é um absurdo. Por isso que gosto de fotografar com caixa de fósforos e outras tosqueiras.

Fonte: Photography Blog

relacionados


Comentários