Meio Bit » Arquivo » Internet » Google anuncia o esperado GDrive - ou não

Google anuncia o esperado GDrive - ou não

14 anos atrás

Aos poucos, parece que até mesmo os mais improváveis e históricos rumores sobre o Google estão se tornando realidade. Começou com o Chrome (navegador), depois o Chrome OS (sistema operacional), e agora é a vez do quase mítico GDrive, o disco virtual.

O Google acabou de anunciar no blog oficial (e no do Docs), que nas próximas semanas permitirá o armazenamento de qualquer tipo de arquivo no Google Docs. Ok, não é exatamente o GDrive que a maioria imaginava e que a empresa faz questão de negar existir, mas na essência é o que todos queríamos: hospedar arquivos nos servidores do Google.

gdrive Os termos, porém, parecem um pouco rigorosos. Na conta básica (gratuita), o usuário poderá hospedar até 1 GB de arquivos, com limite por arquivo de 250 MB, e descontados arquivos que já são aceitos no Google Docs – ou seja, além dos documentos, planilhas e apresentações hospedados lá, o usuário tem mais 1 GB à disposição. Se esse limite estourar, a saída é comprar mais espaço, pela bagatela de US$ 0,25 por GB ao ano.

Toda a estrutura do Google Docs será aplicável às pastas de arquivos diversos, inclusive compartilhamento com contatos. Até mesmo o excelente visualizador online, quebra-galho anti-Adobe Reader, será turbinado para lidar com novos formatos de arquivos. A poderosa busca também abrangerá os novos arquivos.

Agora é esperar que alguém desenvolva um aplicativo tão bom quanto o Dropbox por si só é, só que funcionando com o Google Docs. Backup automático, tudo na nuvem. Muito bom. O Google raramente entra numa briga para perder, e, de repente, parece que a vida de Dropbox, Syncplicity e tantos outros ficou mais difícil…

relacionados


Comentários