Meio Bit » Arquivo » Hardware » Não consegue, né? Patente da Samsung revela smartphone com... notch

Não consegue, né? Patente da Samsung revela smartphone com... notch

Samsung não resiste e registra patente de possível smartphone com design "inspirado" no iPhone X, com notch; outro modelo contaria com display ocupando toda a parte frontal.

6 anos atrás

A Samsung zuou a Apple no comercial do Galaxy Note8 para no fim considerar a adoção do notch

A Samsung gosta de alfinetar a Apple de vez em quando, seja com as soluções de design questionáveis ou com a eterna polêmica dos "abraçadores de paredes", mas na verdade a companhia sul-coreana não resiste a reproduzir o que a maçã introduz primeiro ou faz pegar tração, tornando mais popular. O mais recente "design inspirado", descoberto graças a uma patente revela a possibilidade de um futuro modelo premium contar com o famigerado, deselegante e hoje quase onipresente notch.

O dispositivo foi registrado no Escritório Estatal de Propriedades Intelectuais da China e os documentos revelam um aparelho muito semelhante ao iPhone X: o design sem bordas, com o display ocupando quase toda a parte frontal destaca a presença do notch, onde a Samsung posicionou um conjunto de câmeras selfie duplo. Diferente da concorrente a intenção não seria copiar o Face ID (até porque fazê-lo seria a opção mais cara), apenas a aparência geral do dispositivo premium da maçã.

O suposto smartphone possui um form factor de cantos e traseira levemente curvos, com um conjunto de câmeras principal também duplo e conector USB Type-C, o que atesta sua natureza premium ou intermediária premium. A patente provavelmente se refere a um possível novo modelo da linha Galaxy S,  a plataforma que a Samsung utiliza para introduzir novidades.

Créditos: Mobielkopen

Embora seja evidente que a patente reproduza um design anteriormente criticado há um motivo para isso: a Apple encomendou com a própria Samsung as telas Super AMOLED do iPhone X (e continuará produzindo, ao menos por enquanto) com o recorte para o notch e querendo ou não, há estoque e ele precisa ser desovado. Assim, a fabricante sul-coreana tem que dar um fim nos componentes excedentes de alguma forma e como se não bastasse, outras empresas fizeram o mesmo imitando a maçã e todo mundo cortou a tela, levando à atual invasão do notch.

É bom lembrar que o Android P (Pudding?) dará suporte nativo ao design, logo ele não sumirá tão cedo e embora desagradável, os usuários terão que se acostumar com ele. A tendência é que cada vez mais aparelhos apareçam com a tela dentada e o recurso migre dos modelos premium para os mais baratos com o tempo, algo que a ASUS já fez.

Porém nem tudo está perdido.

Créditos: Mobielkopen

A Samsung registrou uma segunda patente, esta muito mais interessante por se tratar de um dispositivo em que o display ocupa toda a parte frontal do aparelho, sem uma câmera selfie ou outros sensores visíveis. A fabricante pode estar ensaiando adotar uma solução semelhante às das chinesas Vivo e Doogee, com um leitor de impressões digitais sob a tela (ele não aparece nos desenhos) mas talvez sem câmeras escamoteáveis.

Note também a ausência da entrada P2 para fone de ouvido, que permanece na patente com notch e que a Samsung até o momento não abriu mão, o que dá a entender que esta patente é um rascunho mais preliminar do que a primeira, esta mostrando inclusive a porta para o chip SIM e cartão microSD.

Como se sempre, o registro de uma patente não significa que o produto será lançado; a Samsung estaria apenas considerando opções e não há nada concreto sobre se veremos um Galaxy SX com notch ou com uma frente que é só o display. Só nos resta aguardar.

Fonte: Mobielkopen (em holandês).

relacionados


Comentários