Meio Bit » Baú » Fotografia » 14 megapixels e filmagem em Full HD para seu celular

14 megapixels e filmagem em Full HD para seu celular

05/01/2010 às 17:02

Eu ainda me pergunto para que uma pessoa normal, que só coloca suas fotos no Orkut, ou qualquer outra rede social, e nunca pensou em imprimir uma foto em tamanho superior a uma simples 10x15cm, se interessa em ter um celular ou câmera que façam fotos com mais de 10 megapixels. Mas, isso acontece. Conheço pessoas que possuem câmeras com definição gigante, mas nunca passaram de 1 megapixel em suas fotos. Coisas do mundo moderno.

Agora, essas pessoas vão ter mais uma novidade tecnológica que vai motivar a troca do celular ou de sua câmera fotográfica caseira. A Omnivision acaba de anunciar o desenvolvimento de dois novos sensores que visam equipar telefones celulares e câmeras fotográficas e de vídeo digital. Os novos OV14810 (câmeras fotográficas e de vídeo) e OV14825 (telefones celulares) possuem a resolução máxima de 14 megapixels e podem gravar vídeos em alta definição com 1080 pixels a uma taxa de 60 fotogramas por segundo.

Pelo anuncio oficial da empresa, os sensores são CMOS, mas fabricados com a tecnologia dos sensores retroiluminados. Em teoria isso deve proporcionar a eles uma qualidade igual, ou superior, aos sensores CCDs, mas pela alta densidade de megapixels e o tamanho diminuto dos sensores dos celulares, acho meio difícil que a qualidade seja algo aceitável. Mas, usuários de celulares já estão acostumados com a baixa qualidade dos mesmos (pelo menos a maioria).

Os novos sensores devem entrar em larga produção no segundo semestre de 2010 e em breve estará em um celular perto de você.

14 megapixel para seu celular

Fonte: Photography Bay

relacionados


Comentários