Meio Bit » Arquivo » Games » Os melhores manuais

Os melhores manuais

14 anos atrás

Não é de hoje que eu tenho defendido a ideia de que as produtoras deveriam caprichar nos manuais dos jogos. Acredito que tanto eles quanto as caixas dos jogos fazem parte da experiência de jogar e além de sempre ler eles antes de começar um game, volta e meia me pego abrindo uma ou outra caixinha apenas para folhear esses livrinhos.

Por tudo isso, gostaria de recomendar um texto publicado lá no Destructoid onde Ashley Davis, depois de criticar a “pobreza” dos manuais lançados hoje em dia, lista alguns dos melhores manuais que ela já viu.

Citando alguns clássicos como Super Mario Bros. 3, Sonic 3 e Pokémon Red/Blue, a autora é mais uma que se encantou com o livreto enviado junto com o RPG EarthBound, sonho de consumo de qualquer jogador que tenha um Snes e que goste de jogos antigos. Mas se você não quer, ou não pode gastar rios de dinheiro, ele pode ser visto neste link.

dori_eart_12.09

Da minha coleção, gosto muito do trabalho realizado pelo pessoal da Rockstar. Além de incluir um mapa das cidades que servem de pano de fundo para o Midnight Club: Los Angeles e o Grand Theft Auto IV, os manuais disponibilizados com esses jogos são coloridos, com uma ótima diagramação e no caso do jogo onde interpretamos um ladrão de carro, ele é uma espécie de guia, com os bares e restaurantes do lugar, uma ótima ideia e que ajuda a aumentar a imersão.

Outro que também gosto muito é o do Flashback para o Mega Drive, embora seja preto e branco, ele contem uma história em quadrinho que serve como prologo para a aventura de Conrad B. Hart e que esclarece alguns pontos do enredo.

Preciso mencionar também o respeito pelo consumidor por parte da Square-Enix mostrado no Final Fantasy XI. Além de um mapa muito bonito do mundo do jogo, o manual é imenso, todo colorido e cheio de informações que devem agradar até o mais exigente dos fãs.

E para você? Qual os melhores manuais que você já viu?

relacionados


Comentários