Meio Bit » Arquivo » Indústria » Donos de Androids nos EUA são levemente mais fiéis ao sistema de escolha que os de iPhones

Donos de Androids nos EUA são levemente mais fiéis ao sistema de escolha que os de iPhones

Pesquisa revela que norte-americanos usuários de Android são mais fiéis ao sistema móvel do que os de iPhones na hora da troca de aparelhos, porém em números absolutos há maior migração do robozinho para o iOS do que o contrário.

6 anos atrás

droid-apple

A Apple pode ser a campeã em lealdade dos usuários norte-americanos em quase todas as categorias que compete (smartphones, tablets, laptops e até música online), mas tais números se referem apenas ao hardware, ao aparelho em si e não ao sistema operacional. Isso posto, segundo pesquisa recente do Consumer Intelligence Research Partners (CIRP) os usuários de Android são mais fiéis ao sistema do Google na hora de trocar de aparelho do que os de iOS.

Porém há uma pegadinha, em números absolutos há mais pessoas saindo do robozinho e abraçando a maçã do que o contrário, e o motivo é até bastante óbvio: base instalada.

Em pesquisa realizada durante o ano de 2017, a CIRP constatou que a taxa de lealdade do Android permanece maior do que a do iOS pelo menos desde o segundo semestre de 2014, quando houve uma inversão no cenário e de lá para cá ambos os SOs permaneceram levemente emparelhados. Hoje o robozinho possui uma taxa de 91%, contra 86% do rival.

O CIRP avalia a cada três meses a porcentagem de usuários iOS e Android dos EUA que permanecem utilizando o mesmo sistema operacional na compra de um novo dispositivo, e revela que os índices estão tão altos por um motivo simples: conveniência. O consumidor adquire um aparelho, aprende os macetes do sistema, gasta uma grana com apps e por conta do tempo e dinheiro investidos, não se vê propenso a trocar de SO e tendo que reaprender e recomprar software. Por questões simplesmente práticas o norte-americano prefere continuar com o sistema que conheceu em primeiro lugar.

cirp-chart

A maior fidelidade dos usuários de Android em relação aos de iOS, ainda que pouca se dá principalmente por conta da base instalada: há muito mais donos de robozinhos no país, de diversas faixas de preço do que donos de iPhones e uma grande variedade de modelos disponíveis para escolha, com a vantagem de sempre ter seus apps comprados à mão. No entanto, quando olhamos os números absolutos há uma maior migração do Android para o iOS do que o contrário.

Com uma maior quantidade de dispositivos Android ativos nos EUA, a CIRP acredita que a taxa de migração entre sistemas é equivalente ou maior em direção ao sistema da maçã, o que explica pesquisas que apontam o aumento do número de usuários iOS em detrimento do Android. Vale lembrar que a Microsoft tirou o time de campo e mais cedo ou mais tarde, donos de smartphones Windows terão que escolher entre Apple e Google; ao que tudo indica, a maçã tem a vantagem.

A missão de Google e Apple é agora capturar os egressos do Windows Phone 8.1/Windows 10 Mobile e também os insatisfeitos com o sistema móvel do rival, oferecendo mais e melhores recursos que forcem o desenvolvimento de novas tecnologias e o refinamento das existentes. Desde que uma não saia flagrantemente copiando a outra, como tem acontecido frequentemente.

Fonte: CIRP (cuidado, PDF).

relacionados


Comentários