Meio Bit » Baú » Fotografia » Guia de Compras Meio Bit: Câmeras ultra zoom

Guia de Compras Meio Bit: Câmeras ultra zoom

17/12/2009 às 14:45

Chegamos ao penúltimo post dessa série de pequenas indicações para as compras de fim de ano. Como já devem ter notado, dividi esses textos em categorias bem definidas que às vezes não percebemos existir. Cada categoria é delimitada, além das características dos equipamentos, pela necessidade dos fotógrafos em adquiri-los. Agora chegamos às câmeras que aprendemos a chamar de ultrazoom ou super zoom. São câmeras que apresentam uma grande distância focal e mesmo assim continuam equipadas com o sensor pequeno de uma câmera compacta normal. São câmeras com porte mais avantajado que são ótimas para fotografia de natureza ou situações que necessitem de uma grande ampliação da imagem. Mas, como tudo na vida, existe o lado negativo. O sensor pequeno e a existência de vários elementos na lente tendem a fazer delas uma câmera ideal para fotos em situações com muita iluminação. Ruído em ISO elevado e perda de nitidez nas distâncias focais máximas são um preço a se pagar pela versatilidade desse tipo de equipamento. Vejam abaixo as indicações dessa categoria.

- Panasonic Lumix FZ35 – alguns anos atrás eu não pensaria em indicar uma câmera da Panasonic. Mas, a empresa fez o seu dever de casa e está produzindo equipamentos de ótima qualidade atualmente. Uma das características da empresa, assim como na Fuji, é trabalhar com inovações. Venho acompanhando a evolução das FZ nas feiras de fotografia que visito e posso dizer que é uma câmera bem construída, confortável e com peso bem equilibrado. Os destaques ficam por conta da abertura máxima de diafragma em f/2.8, a resolução máxima de 12 megapixels e a distância focal de 27-486mm. Perfumarias muito bacanas do modelo são o estabilizador de imagem (que realmente funciona) e o face detection inteligente que pode guardar rostos na memória e seguir a pessoa fazendo sempre o foco nela (ótimo para fotografar crianças que não param no lugar). A câmera também grava vídeos em alta definição com 1280 x 720 pixels em 30 fotogramas por segundo. Preço médio de R$ 1.200,00 (Preço Mercado Livre).

- Canon PowerShot SX1 IS – a câmera possui 10 megapixels de resolução máxima, 20x de zoom ótico (equivalente a uma 28-560mm no formato 35 mm), está equipada com o novo processador DIGIC 4 que, segundo a empresa, garante melhor processamento da imagem, menor quantidade de ruído e maior retenção de detalhes nas áreas de sombras das fotos, e modo totalmente manual de regulagem além de 14 modos pré-programados e 10 modos de cena. Vale também ressaltar que o equipamento possui sapata hot shoe para conexão de flash externo sendo compatível com a linha EX da Canon. A novidade aqui é que a câmera é a primeira compacta da Canon a se utilizar de um sensor CMOS em vez de um CCD. Cabe lembrar que a câmera também faz vídeos em alta definição com 1920x1080 a 30 fotogramas por segundo e com som estéreo. Preço médio de RS 1.700,00 (Preço Mercado Livre).

- Sony Cybershot HX1 – essa pequena câmera da Sony foi uma das coisas bacanas que foram lançadas esse ano. O equipamento possui sensor CMOS de 9 megapixels de resolução máxima, a lente com distância focal de 28-560mm, filmagem em alta definição de 1440x1080 a 30 quadros por segundo, faz 10 fotos por segundo no modo contínuo e possuí saída HDMI para execução dos vídeos e fotos. Embora a qualidade em ISOs elevados não seja uma coisa de destaque no equipamento, encontramos varias perfumarias tecnológicas que podem fazer a festa dos amantes de novidades. Entre elas podemos destacar o modo de foto panorâmica que entrega em poucos minutos uma foto desse formato sem a necessidade de edição no computador. Preço médio de R$ 1.300,00 (preço Mercado Livre).

Próxima lista: DSLR de entrada.

relacionados


Comentários