Meio Bit » Arquivos » Games » Um jogo, várias plataformas

Um jogo, várias plataformas

14/12/2009 às 10:14

Há alguns dias Mark Wilson, editor do blog Kotaku, publicou um artigo muitíssimo interessante onde divaga sobre algo que, na sua opinião, as produtoras de games deveriam copiar da indústria de cinema.

Usando como exemplo uma versão do filme Monsters, Inc. em Blu-ray que junto o consumidor leva a mesma animação em DVD e um arquivo digital para assistir no computador/iPhone/etc., ele questiona porque o mesmo não acontece nos jogos eletrônicos.

Imagine se ao comprar o CoD: Modern Warfare 2, pagando uma pequena diferença, fosse possível obter uma cópia do jogo que rodasse no Xbox 360 e no PS3, ou ainda que junto viesse uma versão simplificada do jogo que rodasse no DS ou no iPhone?

dori_mul_14,12,09

Ele justifica o custo que as empresas teriam para produzir uma dessas versões portáteis usando o número de vendas no Xbox 360 desse mesmo jogo, já que se apenas 10% dos 4,890,348 compradores pagassem US$ 5 para poder jogar o game no DS, por exemplo, seria uma arrecadação de quase dois milhões e meio de dólares para a Activision e que a distribuição digital presente em todas as plataformas atuais ajudaria a diminuir custos.

Segundo Wilson, o problema estaria no fato das fabricantes de consoles ignorarem os formatos concorrentes e se limitarem apenas a cobrar taxas de licenciamento das produtoras,  não se importando se o jogador quer jogar o CoD no Wii por causa do sensor de movimentos, ou se prefere o 360 por causa das capacidades online dele.

Para ele, as empresas querem que não joguemos em mais de um console e usando as palavras do autor, “a Nintendo quer que os seus jogadores vivam numa bolha digital e o mesmo pode ser dito da Sony e da Microsoft.

Perceba que ele não defende a unificação dos consoles, a sugestão e que seria bom para o consumidor caso fosse adotada é a possibilidade de comprar um jogo e poder aproveitá-lo no videogame que quiser naquele determinado momento. Se o mesmo disco de instalação de um jogo para PC pode rodar nos Mac (The Sims 3, por exemplo), porque com os consoles não poderia existir algo semelhante?

relacionados


Comentários