Carlos Cardoso 17/02/2018 às 22:02
Em 2010 os três retardados do Top Gear resolveram mostrar que era possível construir um carro elétrico por muito menos do que custavam os modelos comerciais. Eles se saíram com o Hammerhead Eagle i-Thrust, uma abominação que, claro, fracassou em todos os testes concebidos pelo Homem.
Um dos problemas, que é problema de quase todo carro elétrico até hoje, era a autonomia, que no caso deles era quase tão cômica quando a de um G-Wiz. Depois de pararem na rua por falta de energia, e descobrir que levariam umas 12 h pra recarregar, tiveram uma idéia genial que não teria como dar errado: instalaram um gerador para queimar gasolina, produzir eletricidade e alimentar as baterias e o motor. Basicamente eles criaram o híbrido, o Hammerhead Eagle i-Thrust era virtualmente indistinguível de um Porsche Spyder 918.
Alguns detratores dizem que a idéia de queimar diesel ou gasolina para produzir eletricidade e mover um carro é idiota, e há quem demonstre isso até com números. Talvez para não melindrar essa maioria barulhenta, a prática não é muito utilizada, exceto em casos como o supracitado Spyder, onde as baterias são pequenas: a eletricidade vai direto pros motores elétricos, e aí consegue-se uma boa eficiência.
Mas… e se testarmos o cenário do Top Gear? A Associação de Veículos Elétricos da Austrália resolveu criar o pior cenário possível. Junto com o Clube dos Proprietários de Teslas da Austrália Ocidental, pegaram um Tesla S P85D e um Volvo D4 com um motor 2,0 L a diesel.
Eles então zeraram a bateria do Tesla, arrumaram um grupo gerador a diesel de 30 kVA, carregaram a bateria e mediram quanto combustível foi utilizado. Encheram o tanque do Volvo, e fizeram uma corrida que deu 104,6 km.
Ao final reabasteceram o Volvo, para ver quanto tinham consumido, e compararam os resultados.
O Volvo pesa 1.400 kg, ele percorreu os 104,6 km consumindo um total de 4,8 litros de diesel. Sim, é bem econômico.
O Tesla, mesmo rodando em Modo Insano, para percorrer a mesma distância com seus 2.200 kg consumiu… 4,46 litros de diesel.
Ou seja: mesmo que você seja muito burro e tenha um gerador pra abastecer seu Tesla, ainda assim estará economizando combustível em relação a um carro convencional.
Fonte: Electrek.