Meio Bit » Arquivo » Internet » iPhone: você tuita com que ?

iPhone: você tuita com que ?

14 anos atrás

O Twitter invadiu as telinhas de celulares há tempos. Até aí, nada de novo. Na cola vieram alguns programas para ajudar a vida de quem tuita de qualquer lugar e não está nem aí para o seu notebook ou micro de mesa. Basta lembrar do Airbus A320 que fez pouso forçado no rio Hudson, em Nova York, em janeiro deste ano. Do alto de um edifício envidraçado, um sujeito deve ter ficado perplexo ao presenciar o acidente e mandou a informação pelo Twitter. O resto todo mundo já sabe. 

Confesso que a primeira vez que tuitei pelo celular foi em 2007. A versão mobile do programa nem existia. Quem fazia a interface era um programinha bonitinho, mais conhecido por Fring, que servia para que donos de contas do Skype pudessem usar seu telefone com Symbian para fazer ligações do Skype para um telefone fixo ou  móvel. A meleca era ter de agüentar o barulho irritante quando havia mensagens. Se você seguia muita gente, um horror.
Depois surgiram dezenas de programas para a tuitosfera móvel. Com a melhoria dos navegadores para Symbian e Windows Mobile, bastava escolher o que estivesse disponível. Meu querido amigo Carlos Cardoso, um dos especialistas aqui do MeioBit, parece não abrir mão do Gravity, que opera em Symbian. Já usei e gostei muito, mas é preciso pagar alguma bagatela e ainda não dispus meu cartão de crédito para essa façanha.
E o Twitter no iPhone? Os desenvolvedores do Twitter, creio eu, creem que é mais vantajoso esperar sentados enquanto outros se assanham e criam programas para piar pelo iPhone. Ao menos é o que parece. Na loja AppStore, há vários que podem ser usados gratuitamente. Lembrete: mais da metade não presta.

01_tweet_deck
O imbatível, principalmente para quem quer ter controle sobre tudo o que se diz, por ora, é o TweetDeck. É um navegador que roda em Windows, Mac e Linux. A primeira versão que baixei aqui no servidor do meu SoHo deixava tudo muito lerdo. Não tive muita paciência. Depois ele aderiu a outros serviços: Facebook, LinkedIn, MySpace.
No iPhone, ele parece bem melhorzinho. É o preferido para quem quer gerenciar posts enviados, menções ao nome, hashtags y otras cositas más.
Se a sua ainda é entrar no Twitter do seu celular pelo Safari, lembre-se de que há uma sensível  diminuição dos recursos. Não dá pra fazer praticamente nada, a não ser postar. Retuitar seria um luxo. Nota para a versão móvel de um a cinco: 1. E se quiser ir para a versão Standard, aquela que fica diante da tela bem na frente do seu nariz o dia inteiro, reze pra conexão 3G agüentar o tranco.

05_SimplyTweet
Caso o TweetDeck seja muito confuso para marinheiros de primeira viagem, há um bem bacaninha que me chamou a atenção recentemente na AppStore: SimplyTweet (pra quem não estiver com seu iPhone à mão). O nome diz ao que veio. Na tela inferior, estão disponíveis quatro recursos: Friends, Mentions, Messages, Search. O quinto é More, para levá-lo a outras funções: Trends, Favorites, Blocked e Misc. E, de quebra, dá pra visualizar os papos furados entre você e seus interlocutores. A versão paga, pra dar uma força pra rapaziada, sai por cinco doletas e serve para quem tem mais de uma conta no Twitter, criação de listas de seguidores, sistema de push, respostas a mais de um interlocutor e bla-bla-blá. Retuitar é mamão com açúcar, bastando abrir a mensagem para cair em outra tela com quatro botões, um deles “RT”. Simples, assim.

06_Echolon
Com o mesmo jeitão, o Echofon parece mais simpático aos olhos. Para retuitar, clique e na próxima tela, lá está o botão para essa função. Ao que interessa: postar tem mais recursos, permitindo enviar imagens, a sua localização e abrir a lista dos seus contatos sem obstáculo algum. A versão gratuita não tem frescura alguma para ajustar configurações. Simples, assim. Em compensação, cada “pasta” tem uma cor de gosto duvidoso para ajudar na identificação entre as mensagens do timeline, as mencionadas e as diretas.

02_twittelator
O último baixado foi o Twittelator. Segue o mesmo padrão dos anteriores Para acessar os outros recursos, toque no nome de quem você está seguindo para ir a uma tela com nove botões, que mimetizam o estilo Apple. Dá para copiar, retuitar, enviar por email, copiar link, sem encurtá-lo. Ao postar, se quiser, dê sua localização e ponha aqueles sinaizinhos adolescentes. Cuidado, porém, para não perder seguidores contra excesso de ícones. 

relacionados


Comentários