Meio Bit » Arquivo » Games » Twitch vai punir usuários que se comportarem como trolls também fora da plataforma

Twitch vai punir usuários que se comportarem como trolls também fora da plataforma

Twitch atualiza seus Termos de Serviço de forma polêmica: a partir de agora vai punir usuários que direcionarem comentários controversos a membros da plataforma mesmo em serviços externos, como YouTube ou Twitter.

6 anos atrás

twitch-community

O Twitch entrou no modo Tolerância Zero contra trolls, assédio e discurso de ódio: a mais recente atualização em seus Termos de Serviço inclui como violação comportamento indevido de usuários mesmo fora da plataforma; ou seja, o ato de mandar mensagens nocivas a membros no YouTube ou Twitter também será passivo de punições, inclusive banimento.

Normalmente cada plataforma cuida de seus usuários apenas dentro de seus muros e não costuma olhar para o que os mesmos andam compartilhando do lado de fora mas o Twitch, enquanto serviço de streaming primariamente voltado para games entende que seus membros mais populares não estão presos a apenas um serviço. Ao mesmo tempo seus seguidores possuem mais de uma conta em diversas redes sociais de modo a acompanhar suas publicações e sempre ficarem por dentro de novos conteúdos quando são lançados.

Só que isso também vale para os trolls, que perseguem os criadores de conteúdo mais populares (independente da plataforma) e despejam uma grande quantidade de comentários maldosos, nocivos, preconceituosos, assediadores ou coisa do tipo. É de praxe, entretanto cada serviço cuidar de sanitizar suas próprias paragens e não levar em conta o que um determinado usuário publica em outra rede social (ao menos não publicamente), só que o Twitch está disposto a fazer diferente.

De acordo com o comunicado oficial, a plataforma passará a fazer um monitoramento cruzado do que seus usuários publicam fora do Twitch de forma a identificar quem se comporta mal na internet como um todo, mas como um santinho (ou não) em seu quintal. Assim, comentários e/ou conteúdos que se enquadrarem como discursos de ódio ou assédio publicados no Twitter, YouTube ou outros serão levados em conta em suas decisões de moderação, e um usuário poderá ser inclusive banido caso fale o que não deve mesmo fora do serviço. A regra é clara, o membro do Twitch deve se comportar bem dentro e fora de casa ou vai levar um banhammer nas ideias.

Em nota ao site Ars Technica, um representante do Twitch disse que a decisão não se deu por conta de um incidente isolado, mas para atender diversas reivindicações de seus usuários que sofriam ataques do lado de fora, por usuários que mantinham contas dentro da plataforma. A nova política é uma forma de deixar claro que se o usuário planeja continuar utilizando seus serviços, ele terá que agir de forma civilizada também em outras redes.

Claro que tal abordagem tem seus problemas, é o mesmo que escolas dos EUA tentaram fazer no passado ao punir estudantes pelo que publicavam na internet ou faziam fora do período de aulas, e obviamente que o ato de policiar a internet atrás de comentários nocivos de seus usuários tem uma boa vibe Orwelliana, no entanto só saberemos se a iniciativa trará resultados ou se despertará o ódio dos usuários com o tempo.

Fonte: Twitch.

relacionados


Comentários