Meio Bit » Arquivo » Internet » Google adquire Etherpad para melhorar o Wave

Google adquire Etherpad para melhorar o Wave

14 anos atrás

O Google prometeu muito, mas parece que o Wave entregue não tem agradado as pessoas. O sistema, lento e cheio de bugs, ainda não engrenou, deve ter uma taxa de rejeição enorme, e já até virou motivo de piada.

Apesar dessa recepção fria, o Google ainda acredita em seu produto, e promete melhorias para o futuro próximo. Parte dessa mudança será conduzida pelo pessoal da AppJet, empresa formada por três ex-Googlers, dona do impressionante EtherPad. Chega a ser estranho um aplicativo tão bacana e funcional como esse não ter sido comentado por aí antes da empresa que o produz ter sido comprada pelo Google…

O EtherPad é, numa descrição simples e direta, uma versão simplificada (e anterior) do Google Wave que funciona, e funciona muito bem. Após saber da aquisição do Google, fui dar uma olhada no que Brin e Page haviam comprado, e me surpreendi. A ferramenta, totalmente web based, permite a criação de documentos em tempo real, com recursos limitados de edição, bate-papo integrado, sistema de revisões, “playback” das mudanças e importação e exportação para diversos formatos.

EtherPad 3twDE7eMHH - Google Chrome

O grande trunfo do EtherPad é o tempo de atualização. O Google Docs, que também permite o mesmo tipo de resultado, traz atualizações no documento a cada 15 segundos. No EtherPad, as atualizações são feitas a cada meio segundo, algo muito próximo do almejado tempo real.

A intenção do Google é, obviamente, fortalecer o Google Wave. Tudo muito bom, menos para os fiéis (e entendo o porquê) usuários do EtherPad, que ante o anúncio de que, com a aquisição, o serviço fecharia as portas no dia 31 de março de 2010, reclamaram. Muito. O suficiente para fazer o Google voltar atrás.

A criação de novos documentos, suspensa por conta da aquisição, foi restaurada, e agora, parte dos funcionários trabalha na criação de uma versão open source do sistema. Nesse meio tempo, usuários do EtherPad serão brindados com convites para testar o Wave, mas creio que, do jeito que as coisas estão, eles resistirão à migração até o último momento.

Se não conhece, recomendo fortemente dar uma olhada no EtherPad.

Agradecimentos aos amigos Daniel “Magaiver” Berton e Emerson Alecrim, por ajudarem a testar o Etherpad 🙂 .

Fontes: Google Discovery e Download Squad.

relacionados


Comentários