Meio Bit » Arquivo » Software » Beta do VLC para Android recebe suporte ao Chromecast e Samsung DeX

Beta do VLC para Android recebe suporte ao Chromecast e Samsung DeX

Demorou, mas o VLC para Android está finalmente recebendo suporte ao Chromecast (e Samsung DeX), ainda que apenas na versão Beta e não esteja muito estável.

6 anos atrás

Antigamente, quando a internet era mato (entre dez e 20 anos atrás) assistir vídeos no computador era um terror. Por algum motivo que não logro precisar desenvolvedores achavam uma boa ideia termos uma infinidade de codecs, alguns fazendo a exata mesma coisa pelos mais diversos motivos: suprir compatibilidade com dispositivos para o usuário final como DivX e XviD, que rodavam em TVs e alguns players portáteis de DVD que morreram sem updates, comprometimento com a filosofia open source como o OGG, dar prioridade à qualidade de vídeo como o MKV ou ao tamanho dos arquivos como o RMVB, e por aí vai.

O grande problema é que para cada formato de vídeo que você baixava para seu PC era preciso um pacote de codecs, e nem todos os players reconheciam todos os formatos. Por muito tempo o Media Player Classic e similares foram uma mão na roda, principalmente por permitir que você os atochasse com os arquivos necessários para fazer tudo funcionar mas ainda assim era uma trabalheira deixar tudo configurado.

Aí chegou o VLC. O player da VideoLAN foi um senhor paliativo nessa época pois entregou uma experiência limpa, embutindo todos os codecs em seu código-fonte e foi um dos primeiros a permitir aceleração via GPU, ideal para quem tinha uma placa de vídeo mais potente mas um processador cansado. O programa é leve e prático, reconhece legendas com facilidade, roda arquivos .ISO desde sempre e é multiplataforma, tendo chegado ao Windows, Linux, Mac, Android e iOS. Até o Windows Phone e o Chrome OS (quando este ainda não rodava apps do Android) receberam versões.

Porém, se há uma coisa em que o VLC ainda vacila é em suas capacidades de streaming. Desde 2013, quando o Chromecast foi lançado a comunidade cobra a VideoLAN o suporte ao dongle do Google, algo apenas presente nas versões Alfa (Nightlies, geralmente instáveis) e Beta no desktop, e totalmente ausente em smartphones e tablets. Embora tenha prometido a funcionalidade no passado, ela nunca vingou.

Agora usuários de Android poderão testar a compatibilidade entre o VLC e o Android, só que num primeiro momento (e sabe-se lá por quanto tempo) apenas membros inscritos no programa de testadores poderão usufruir das novidades. O Beta do app, versão 2.9.0 introduziu o suporte ao dongle mas há alguns problemas, a interface com o Google Cast não aparece para todos (talvez por restrições de região da Google Play Store; para mim a opção não estava disponível) e quem andou experimentando já aponta problemas como intermitência ou o streaming simplesmente não mandar nada para o dongle.

A VideoLAN também introduziu nesta versão do VLC o suporte ao DeX Station, o dock da Samsung compatível com os Galaxies S8, S8+ e Note8 que transforma esses aparelhos em desktops completamente funcionais.

Se você deseja testar o recurso, basta acessar este link e entrar para o programa de beta testers da Videolan, e então baixar o VLC na Play Store ou aguardar uma atualização.

Fonte: Android Police.

relacionados


Comentários