Meio Bit » Arquivo » Games » Notas sobre a BioWare — Anthem só em 2019 e novo Dragon Age está sendo refeito

Notas sobre a BioWare — Anthem só em 2019 e novo Dragon Age está sendo refeito

Anthem, a próxima franquia da BioWare pode dar as caras só em 2019, enquanto novo capítulo da série Dragon Age está sendo refeito para abarcar mais elementos de jogabilidade online.

6 anos atrás

A BioWare teve um 2017 bem complicado, dada a recepção negativa de Mass Effect Andromeda e a consequência que veio depois, com a EA basicamente colocando a franquia na geladeira. As atenções se voltam para o próximo capítulo da série Dragon Age e a nova propriedade intelectual Anthem, sendo que o lançamento deste estava previsto para 2018.

Pois bem, estava. É de conhecimento geral que a atual estratégia da Electronic Arts é fazer com que os jogadores gastem o máximo de dinheiro possível em seus títulos, o que levou a mudanças profundas tanto no futuro Star Wars que está em desenvolvimento (não mais pela Visceral Games, que foi fechada) quanto em Battlefront II, este tão atochado de microtransações que o CEO da Disney Bob Iger mandou irem devagar com o andor, de modo a não prejudicar o lançamento de Os Últimos Jedi nos cinemas. Isso posto era esperado que tanto Anthem quanto o futuro Dragon Age fossem incorporar a filosofia da distribuidora, se tornando games com forte apelo no multiplayer e menos foco na história.

Há agravantes, entretanto. A BioWare está sofrendo grande pressão para que Anthem recupere o prestígio do estúdio e estanque a ferida causada por Mass Effect Andromeda, a péssima recepção às microtransações de Star Wars Battlefront II e o sucesso de Destiny 2 (e a raiva dos jogadores quanto aos problemas do título, de modo a evita-los), e isso posto quase todo o seu staff foi deslocado para trabalhar no título, com poucos profissionais responsáveis no futuro Dragon Age e na manutenção de Star Wars: The Old Republic. Ainda assim, o game que se esperava para este ano não deve chegar às mãos dos jogadores tão cedo.

Segundo informes a EA pretende que Anthem seja lançado até o fim do ano fiscal de 2018 (que se encerra em 31 de março de 2019) e que a pressão em cima da BioWare é tanta que caso o game seja um fracasso, as chances do estúdio ter o mesmo destino da Visceral são grandes. Ainda assim, de acordo com depoimentos de desenvolvedores há um clima de empolgação, o que pode indicar que estão fazendo um bom trabalho e que Anthem acabe por agradar.

Ao mesmo tempo, o futuro título da série Dragon Age também foi mexido: o desenvolvimento deste foi "rebootado", o que significa que ele está sendo totalmente refeito para comportar uma jogabilidade online, algo que foi confirmado pelo chefe da BioWare Casey Hudson; no entanto ele afirma que o foco permanece no desenvolvimento de personagem e história, mas em se tratando da EA como distribuidora é cedo para dizer o quão "live" será o game:

Até o presente momento a BioWare ou a Electronic Arts não se posicionaram oficialmente sobre o futuro de Anthem, portanto ainda é cedo para dizer se ele será realmente adiado; oficialmente seu lançamento se dará em algum momento de 2018, ainda sem data definida.

Fonte: Kotaku.

relacionados


Comentários