Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Guia para iniciantes sobre gravação de vídeos em alta definição em câmeras digitais

Guia para iniciantes sobre gravação de vídeos em alta definição em câmeras digitais

14 anos atrás

O futuro chegou e bateu em minha cara. Há dois anos, por mais que tivéssemos indicativos, eu não apostaria em câmeras fotográficas digitais tendo a capacidade de gravar vídeos em alta definição, ainda mais as DSLR. Tudo bem que pela lógica as DSLR teriam um grande desempenho nessa atividade por conta do sensor com tamanho avantajado, mas eu sou um fotógrafo das antigas. Em minha cabeça câmera fotográfica é para fazer fotos e filmadoras são para fazer vídeos. Nunca fui muito a favor do lance da convergência, já que você junta várias funcionalidades em um aparelho que não consegue fazer nenhuma delas direito. Mas, pelo menos no ramo das câmeras digitais, isso mudou. Já existem filmes inteiros sendo rodados em DSLR e a qualidade se mostra muito aceitável.

Por isso que fico feliz quando o Dpreview resolveu olhar para os pobres mortais como eu, que não entendem nada de filmagem em alta definição com câmeras fotográficas, e lançar um guia para iniciantes muito bem detalhado e cheio de exemplos práticos. Segundo o Dpreview, esse é o primeiro texto de uma série que serão publicados durante o ano de 2010. O objetivo é trabalhar temas voltados para iniciantes, mostrando de maneira prática e simplificada assuntos sobre a técnica fotográfica e uso de equipamentos.

O tutorial começa com uma boa comparação entre as câmeras DSLR que fazem filmagem em relação a filmadoras compactas e profissionais que encontramos no mercado. Segundo o texto, existem vantagens e desvantagens nessa comparação. Ficamos sabendo que mesmo com todo o patamar tecnológico que alcançaram, as DSLR ainda ficam devendo em qualidade de imagem e ajuste de som para a maioria das camcorders mais avançadas, sem falar na questão da duração do clipe filmado e do problema do autofocus em alguns modelos. Esse é o grande X da questão. Embora muitos estejam alardeando que a barreira da qualidade foi vencida, câmeras DSLR ainda possuem várias limitações quando comparadas com câmeras filmadoras de verdade.

O texto continua percorrendo várias características do processo de filmagem passando por tipo e qualidade do arquivo, armazenamento, duração do clipe, tamanhos de sensores, áudio, resolução do vídeo e muitas outras informações muito interessantes. Passei o dia de ontem lendo as informações e garanto que para um leigo no assunto a coisa toda é muito útil. Perfeito para quem está pensando em adquirir uma nova câmera exclusivamente por conta do recurso de filmagem. Também é uma ótima oportunidade para fazer a melhor escolha que se adapte a suas necessidades, evitando desperdício de dinheiro.

relacionados


Comentários