Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Olympus EP-1 Swarovski edition

Olympus EP-1 Swarovski edition

14 anos atrás

Sabe, quando essas versões especiais de câmeras eram realmente uma raridade eu até entendia a existência dos modelos. As edições eram planejadas para comemorar alguma data especial (como as Olimpíadas) ou homenagear alguma outra coisa de grande apelo na sociedade de consumo (hoje fui lembrado da Leica Hello Kitty Edition). Eram curiosidades e valiam a pena serem compradas por colecionadores. A maioria ainda existe em várias coleções espalhadas pelo mundo. Com a fotografia digital a coisa começou a degringolar. Os fabricantes notaram que isso seria um bom negócio e começaram a lançar essas edições em um número assustador. A Leica foi a primeira a apostar pesadamente nesse filão e foi seguida de maneira competente pala Pentax e suas câmeras com cores de gosto duvidoso.

Agora, o que temos é a Olympus enveredando pelo mesmo caminho. Semana passada foi anunciado o lançamento da Olympus EP-1 Swarovski edition. Sim, aquela mesma câmera cheia de defeitos e fonte de grandes reclamações por parte dos consumidores agora se encontra em uma edição especial cravejada de cristais Swarovski. Eu não sou formado em design de produtos, mas sempre dou valor a minhas impressões sobre isso. A meu ver, essa é a câmera mais feia que lançaram esse ano. Uma mistura de jóia com câmera fotográfica que não deu certo. O kit que vai estar a venda é formado pela câmera, duas lentes, um flash externo (já que a câmera não possui flash incorporado) e uma linda caixa para guardar o equipamento. Tudo isso vai custar a bagatela de £1.999.99.

Espero que daqui há 30 anos alguma dessas câmeras possa ser encontrada em museu ou coleção particular (afinal de contas, 30 anos para um equipamento digital é muito tempo), mas acho que no fundo é pura vontade de lucrar encima de produtos exclusivos aproveitando um equipamento que não vendeu bem e se mostra com graves problemas.

olympus EP-1 Swarovski edition

relacionados


Comentários