Meio Bit » Arquivo » Ciência » Veja o “pouso” do primeiro estágio de um foguete chinês

Veja o “pouso” do primeiro estágio de um foguete chinês

Outro dia, outro lançamento chinês bem-sucedido, e outro foguete que cai em área povoada, mas relaxe: o povo já está costumado. E dessa vez conseguiram até filmar, e é bem legal… pra quem está vendo de longe, claro.

6 anos atrás

space-debris-001

Existe um motivo estratégico para sempre que possível bases de lançamento de foguetes ficarem próximas ao mar. Tudo que sobe (e não entra em órbita alta) tem que descer, e estamos falando de várias toneladas e dezenas de metros de foguete. Estratégia (do grego strategos) também é a justificativa para países como a China fazerem o oposto.

Para evitar espiões as bases costumam ficar no centro do país, o que é péssimo para curiosos e ruim para quem mora em volta. Não que houvesse muita gente originalmente, mas agora a população cresceu e foguetes estão começando a cair em áreas povoadas. De vez em quando uma casa é atingida, e o Pequeno Ping tem que trabalhar dobrado montando iPhones pra pagar o conserto do telhado.

rocket-engine-falls-on-house

Ontem foram lançados dois satélites do Beidou, o GPS chinês. O foguete Longa Marcha 3B subiu de Taiyuan, e tudo correu muito bem, a única coisa diferente é que desse vez havia alguém com um celular e muita sorte, e o sujeito conseguiu filmar a queda do primeiro estágio ou de um dos motores auxiliares, não está claro.

Aqui o vídeo:

Há também vídeos de perto, no local da queda:

Imagine só por um segundo se isso acontece nos EUA, como a imprensa estaria histérica pedindo a cabeça de todo o programa espacial…

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários