Carlos Cardoso 12/01/2018 às 19:20
Existe um motivo estratégico para sempre que possível bases de lançamento de foguetes ficarem próximas ao mar. Tudo que sobe (e não entra em órbita alta) tem que descer, e estamos falando de várias toneladas e dezenas de metros de foguete. Estratégia (do grego strategos) também é a justificativa para países como a China fazerem o oposto.
Para evitar espiões as bases costumam ficar no centro do país, o que é péssimo para curiosos e ruim para quem mora em volta. Não que houvesse muita gente originalmente, mas agora a população cresceu e foguetes estão começando a cair em áreas povoadas. De vez em quando uma casa é atingida, e o Pequeno Ping tem que trabalhar dobrado montando iPhones pra pagar o conserto do telhado.
Ontem foram lançados dois satélites do Beidou, o GPS chinês. O foguete Longa Marcha 3B subiu de Taiyuan, e tudo correu muito bem, a única coisa diferente é que desse vez havia alguém com um celular e muita sorte, e o sujeito conseguiu filmar a queda do primeiro estágio ou de um dos motores auxiliares, não está claro.
Aqui o vídeo:
This is probably why the Chinese need to recover their rockets stages soon....and for reasons other than price:
(video of booster falling in planned drop zone from Chinese social media for today's Long March 3B launch, taken at Baise, Guangxi, China) pic.twitter.com/SLqaDeoPf7
— Cosmic Penguin (@Cosmic_Penguin) 12 de janeiro de 2018
Há também vídeos de perto, no local da queda:
Up close to the booster from the Long March 3B that landed near buildings in Guangxi province shortly after launch pic.twitter.com/I8QoTovy1I
— Andrew Jones (@AJ_FI) 12 de janeiro de 2018
Imagine só por um segundo se isso acontece nos EUA, como a imprensa estaria histérica pedindo a cabeça de todo o programa espacial…