Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Livro Fotografia de Natureza Brasileira

Livro Fotografia de Natureza Brasileira

14 anos atrás

Já disse isso várias vezes por aqui, mas é sempre bom falar novamente. Lembro-me da época em que era quase impossível achar bons livros de fotografia em português. Hoje isso está mudado. Existem várias editoras no mercado nacional que estão se especializando em lançar livros de alta qualidade com um grande destaque para autores nacionais. Hoje, tenho em minhas mãos mais um bom exemplo dessa afirmação. O livro Fotografia de Natureza Brasileira: Guia Prático, de autoria de Fábio Colombini, é uma dessas obras que tiram o fôlego do leitor e nos fazem gostar cada vez mais de fotografia.

Existem duas formas de encarar essa obra. A primeira, e mais superficial, é como um grande compêndio de incríveis fotos dos biomas brasileiros. Cada página mostra uma nova surpresa ao destacar uma bela imagem. Para terem uma idéia, o livro chegou na parte da manhã aqui no escritório e só consegui dar uma boa olhada nele a noite, pois todos queriam folhear suas páginas, e quase deu briga quando falei que ia embora. O livro tem o formato de 17,5x25,5 cm, tem capa dura e foi impresso em papel couché com gramatura de 115 gramas por centímetro cúbico. São um total de 248 páginas onde não foram poupados recursos para uma fiel representação das imagens. Uma boa lição que a Editora Photos vem ensinando para outras empresas que estão no mercado editorial fotográfico no Brasil. Qualidade acima de tudo. Uma característica simples, porém informativa, são as detalhadas legendas de cada imagem, onde encontramos nome científico do animal ou planta que foi fotografado e uma breve descrição sobre o contexto da imagem. Fotografia também é ciência.

A segunda maneira de encarar esse livro é observar o seu verdadeiro objetivo. A obra realmente se mostra um material prático de como se iniciar na prática de fotografia de natureza. Mas, não se enganem se pensam que aqui só temos algumas dicas dispersas. Tudo é tratado de maneira séria e comprometida com o assunto. O livro é dividido em partes distintas onde encontramos considerações sobre o conceito de fotografia de natureza, o equipamento necessário para esse tipo de fotografia, lista de cuidados para o trabalho em campo e uma introdução aos grandes temas que podemos encontrar na fotografia de natureza.

Porém, eu daria um leve destaque para os capítulos finais do livro. O capitulo 05, intitulado simplesmente como A Beleza, é uma aula de composição fotográfica (essa coisa pouco falada, mas muito valorizada) utilizando os elementos disponíveis na natureza. Importante para quem está começando na área e não sabe muito bem ainda o que explorar. O Capítulo 06, chamado de Os Lugares, é uma pincelada pelos grandes biomas brasileiros com uma breve descrição das características do local e o que o fotógrafo pode encontrar de interessante. O capítulo 07, intitulado O Profissional, mostra algumas indicações de como passar de fotógrafo amador para profissional. Aqui encontramos questões como a formação do fotógrafo, montagem de orçamentos, direitos autorais e alguns conselhos sobre edição de imagens.

Concluindo, afirmo que é uma obra de grande qualidade que deve fazer parte da biblioteca de qualquer fotógrafo que esteja se dedicando a produção de fotografias de natureza. O livro está sendo lançado no dia de hoje, 25 de novembro, em um evento na FNAC Paulista (Avenida Paulista, 901, Mezanino), às 19:00h e estará disponível nas principais livrarias nacionais. Infelizmente, a alta qualidade se reflete no preço da obra. O preço de capa do livro será de R$ 125,00. Mas, garanto que é um dinheiro bem gasto.

O fotógrafo paulistano Fabio Colombini, 45 anos, formou-se em arquitetura pela Universidade de São Paulo, cursando publicidade e propaganda na Escola de Comunicações e Artes da USP. Autodidata em fotografia, profissionalizou-se há 22 anos, realizando produções especializadas em natureza e registrando a rica biodiversidade da fauna e da flora brasileiras. Possui um amplo acervo fotográfico em seu próprio banco de imagens, sendo representado nos EUA pela agência Animals Animals. Em seu trabalho destaca-se o forte caráter gráfico, conciliando arte e ciência, com grande atuação na educação ambiental. Suas fotos ilustram mais de 2.600 livros (artísticos, institucionais, didáticos e paradidáticos), 110 calendários de grandes empresas, e inúmeros guias e revistas nacionais e estrangeiras, tendo participado de 46 exposições fotográficas. Veja o site do autor acessando www.fabiocolombini.com.br.

 fotografia de natureza

relacionados


Comentários