Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Windows 7 e compatibilidade

Windows 7 e compatibilidade

14 anos atrás

Ontem o Dpreview colocou no ar um pequeno texto, apenas um leve aviso, sobre a questão que tanto preocupou os donos de equipamentos fotográficos em relação ao novo sistema operacional da Microsoft. A questão era séria e foi levantada primeiramente pela Canon. Qual dos equipamentos e programas de gerenciamento e conversão não vão ser compatíveis com o Windows 7? A questão se torna complicada e poucos sabiam realmente o que iria acontecer. De minha parte, enviei questionamentos sobre o problema para as assessorias de imprensa de Canon e Nikon no Brasil e simplesmente não recebi respostas. Ao que parece, nem as filiais das grandes empresas estavam informadas sobre esse assunto.

A pequena nota do Dpreview trouxe os links dos principais fabricantes a respeito das compatibilidades dos seus produtos. Antes de entrar realmente nessa questão, o que observei com os meus amigos que possuem equipamentos mais antigos é que o problema básico é em relação ao programa de gerenciamento dos dispositivos, como o EOS Utility da Canon. A câmera funciona de maneira normal quando o Windows a reconhece como unidade de disco. Para falar a verdade, eu nunca utilizei os programas de gerenciamento das câmeras. Sei que eles proporcionam várias comodidades para o usuário, mas sempre preferi importar as fotos pelo Adobe Photoshop Lightroom.

Falando da lista disponível no site, tanto Canon quanto Nikon já falamos aqui no Meio Bit. As duas fabricantes apenas divulgaram uma lista de seus produtos que não teriam compatibilidade com o novo Windows. Segundo informações, a Nikon está desenvolvendo uma versão do ViewNX que funcionará com o Windows 7 e com previsão de lançamento em janeiro de 2010. Agora temos notícias dos outros fabricantes que estão trabalhando para sanar possíveis problemas que possam surgir.

A Panasonic liberou uma atualização para o conversor de arquivos RAW de suas câmeras mais avançadas, como os equipamentos da linha micro-quatro-terços. Já a Sony disponibilizou atualizações para todas suas câmeras DSLR a partir da Alpha 100K, sendo que os softwares de gerenciamento podem ser escolhidos entre todas as versões do Windows 7. Cabe lembrar que tanto Panasonic quanto Sony não se preocuparam com as compactas, apenas com as câmeras mais avançadas. A Olympus também se preocupou em fornecer uma lista completa dos equipamentos compatíveis. Em sua página encontramos toda a linha de compactas, câmeras reflex, dispositivos de armazenamento, impressoras e softwares. A Pentax colocou em seu site apenas um update para o Digital Camera Utility 4, que gerencia a conexão de suas DSLR com o computador.

De modo geral, essa foi uma preocupação legitima, mas que se mostrou não ser um problema grave. Câmeras, mesmo que muito antigas, estão se conectando como dispositivos de armazenamento, e softwares de gerenciamento estão sendo atualizados. Mas, não podemos esquecer que apenas algumas empresas se preocuparam em informar o consumidor sobre a questão.

relacionados


Comentários