Meio Bit » Arquivo » Games » Estudo diz que games violam leis internacionais

Estudo diz que games violam leis internacionais

14 anos atrás

Quem joga videogame provavelmente já está cansado de ouvir histórias onde os jogos violentos seriam a suposta motivação para que pessoas cometessem os mais impensados atos, contudo, o que propõe duas organizações suíças de direitos humanos é algo em que devemos pensar.

Os grupos Trial e Pro Juventute decidiram fazer um estudo para averiguar se certos jogos violam leis internacionais, permitindo que os jogadores matem civis, torturem prisioneiros e destruam casas e prédios. Para chegar a uma conclusão, vários títulos foram jogados na presença de advogados especializados na interpretação de leis humanitárias.

Além de afirmar que “a ausência quase completa de regras ou sanções é ... surpreendente”, o estudo diz que “a linha entre a experiência virtual e real se torna turva e os jogos se transformam em uma simulação de situações reais do campo de batalha.” 

Apesar de concluir que a maioria dos jogadores não se tornarão combatentes, os jogos podem influenciar a forma como as pessoas pensam sobre as guerras e que os jogos eletrônicos estão mandando uma mensagem errada de que nos conflitos não existem limites ou que tudo é aceitável em operações contra o terrorismo.

O autor deixa bem claro que não deseja que os jogos violentos deixem de ser produzidos e sim que as produtoras insiram nos seus títulos as regras de leis humanitárias e direitos humanos e que poucos são os games onde aqueles que cometem tais crimes “terminam como criminosos de guerra e não vencedores”.

dori_cod_24.11.09

[via VG247]

relacionados


Comentários