Meio Bit » Arquivo » Games » O fascinante mundo dos Level Designers

O fascinante mundo dos Level Designers

14 anos atrás

Recentemente terminei o Tomb Raider: Underworld e o Uncharted 2, ambos os jogos possuem uma característica que sempre admirei nos games: estágios muito bem construídos. Como esses títulos possuem uma temática parecida, caça a tesouros, é natural que a ambientação seja fascinante, principalmente para quem gosta de história, mas gostaria de comentar sobre as mentes brilhantes por trás dos videogames que conseguem desenhar cenários tão complexos.

Para um leigo no assunto como eu, os Level Designers, como são conhecidos os profissionais que atuam nesta área, são verdadeiros magos capazes de criar uma fase como as vistas na série da musa Lara Croft, onde uma simples passagem pode ser a porta de entrada para um imenso templo com vários andares, repletos de armadilhas e que servirá apenas para pegarmos um item, que servirá para abrir outra porta que dá continuidade à aventura.

dori_ld_11.09

Além de ter uma noção espacial fenomenal, principalmente numa época em que os jogos são em sua maioria em três dimensões, esses profissionais precisam ter noção ou dominar a parte artística da criação de um jogo, em muitos casos tendo que realizar uma profunda pesquisa histórica e se preocupar com o divertimento do jogador.

Repare que não estou me referindo apenas a direção artística, mas principalmente aos, em muitos casos, extensos “labirintos” que encontramos nos videogames. É impressionante como as vezes chegamos a andar minutos por um estágio abarrotado de detalhes minúsculos e que por si só já é um imenso puzzle.

Assim como quase tudo que produzido por outras pessoas, é natural não darmos muita atenção ao processo de criação e o trabalhos desses profissionais acaba passando despercebido, mas se podemos andar pelos espetaculares corredores de Rapture City no Bioshock ou nos sentirmos completamente imersos ao percorrermos as planícies de Washington D.C. no Fallout 3, devemos agradecer a dedicação dos Level Designers.

Felizmente a web possui alguns lugares onde os aspirantes a Level Designers podem obter algumas informações sobre tão admirável profissão, sendo talvez o mais importante deles o site World of Level Design. Também recomendo a leitura (em inglês) de um artigo dividido em duas partes publicado no Gamasutra e outro por Cliff Bleszinski, o cérebro por trás do Gears of War. Em português vale a pena dar uma olhada neste link, neste PDF e no fórum do Made in Brazil.

relacionados


Comentários