Meio Bit » Arquivo » Ciência » Estados Unidos criam a sua 1º Reserva de Céu Escuro para Astrofotografia

Estados Unidos criam a sua 1º Reserva de Céu Escuro para Astrofotografia

Agora os Estados Unidos possui a única Reserva de Céu Escuro das Américas. Uma boa para quem gosta de fotografar o céu noturno.

6 anos atrás

star_trails_wasserkuppe_werner_klug_rhon-648x426

A astrofotografia é uma prática muito eclética. Você pode fotografar com equipamentos supermodernos e potentes ou apenas com sua câmera simples. Mais importante do que o equipamento é o local onde você está fotografando. É necessário estar em um local sem poluição luminosa, ou seja, um local longe de grandes centros urbanos. Aqui em minha região é praticamente impossível. Temos que nos deslocar por muitos quilômetros para encontrar um local mais ou menos adequado.

Em alguns locais do mundo é possível encontrar “reservas de céu escuro”. São como os parques nacionais ou estaduais, só que o grande atrativo do lugar é possuir um céu livre (ou parcialmente livre) de poluição luminosa, o que torna a região ideal para a prática da astrofotografia. É possível encontrar alguns destas reservas na Europa, mas fatores climáticos costumam atrapalhar a prática da fotografia nesses locais. Agora os amantes desta arte possuem uma nova possibilidade.

Os Estados Unidos acabam de fundar sua primeira Reserva Internacional de Céu Escuro. O lugar se encontra em Idaho e possui 3.600 quilômetros quadrados. O nome oficial da reserva é Central Idaho Dark Sky Reserve. Segundo J. Scott Feierabend, diretor executivo da International Dark-Sky Association (IDA), a criação da reserva é fruto de quase 20 anos de conversas e negociações entre poder público e empresários que se comprometeram a diminuir a poluição luminosa na área.

A  Central Idaho Dark Sky Reserve foi classificada pela IDA como sendo Nível Ouro. Esse é o mais alto índice classificatório da associação que leva em conta a poluição luminosa e poluição atmosférica. Esse é um dos céus mais escuros que se pode encontrar nas reservas.

Segundo a IDA existem 11 reservas de céu escuro espalhadas pelo mundo. Todas elas estão listadas no site da associação. Em toda a América temos apenas a de Idaho, o que deixa os astrofotógrafos latinos ainda sem um lugar para chamar de seu. As reservas de céu negro são criadas em parceria com a IDA que avalia o local, classifica a luminosidade do céu e firma parcerias com poder público e empresários da região para diminuição da poluição luminosa. São perfeitas para regiões com pequenas cidades que queiram atrair fotógrafos para usufruir do local. Uma forma de incentivar turismo, mesmo que a região não possua atrações mais tradicionais para a prática.

 

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários