Meio Bit » Arquivo » Fotografia » DVD Lightroom 2 Sem Segredos

DVD Lightroom 2 Sem Segredos

14 anos atrás

Como todos devem saber, o prêmio do 4º Desafio Fotográfico Meio Bit foi uma cópia do DVD Lightroom 2 Sem segredos do Clício Barroso. Aproveitando o pedido da cópia do vencedor, acabei comprando uma para mim também. E posso dizer que esse foi um dos melhores investimentos que fiz nesse ano que passou. Já sou usuário do Lighroom há alguns anos. Um dos motivos foi a facilidade de uso do software e o fato de ter sido planejado para o uso de fotógrafos e não de designers. O fato da licença custar uma pequena porcentagem do que pagaria no Photoshop também me animou bastante a mudar de programa de edição. Porém, mesmo usando o software com muita regularidade, não podemos dizer que sabemos tudo. Aqui é que entra a questão das vídeo aulas e livros explicativos.

Em primeiro lugar, temos que fazer aqui uma pequena diferenciação. Durante a Photo Image Brazil 2009 tive o privilégio de ver uma apresentação do Clício e comprar o Livro Lighroom 2, também de sua autoria. Do ponto de vista prático é muito melhor assistir o DVD. As dicas são mais dinâmicas e você vê na hora como o efeito é aplicado. Muito importantes estar com o computador ligado e com seu Lightroom aberto para poder ir seguindo os passos do professor. Infelizmente, ou felizmente, o DVD possui muita informação e vai ser necessário assistir cada aula várias vezes para conseguir absorver tudo o que está sendo ensinado.

Ao pegar o DVD já ficamos satisfeitos com a ótima qualidade do material com que ele é confeccionado. Uma bela foto na capa (que é a mesma foto que o Clício vai usar para demonstração das aulas) e impressão com boa definição. Ao abrir o estojo nos deparamos com três DVDs. Só isso já demonstra que teremos muita informação. Os três DVDs são divididos por temas bem específicos. Resista a vontade de ir direto ao capitulo de Develop (revelação das fotos) porque todas as pré-informações desse capítulo são muito importantes para o bom desenvolvimento do fluxo de trabalho.

O primeiro CD é uma grande introdução ao modo de trabalhar com o Lightroom. Nele encontramos o capítulo de Introdução, Interface e O Lightroom 2. Aqui ficamos conhecendo de maneira bem explicada todas as funcionalidades das barras de ferramentas do Lightroom e as formas de importação da imagem. Muito importante a possibilidade de editar os metadados da imagem, colocando inclusive a sua assinatura e endereço de contato para com o fotógrafo. Tudo para facilitar o arquivamento e edição das imagens em seu computador. O segundo DVD já colocamos a mão na massa. Aqui encontramos os capítulos de Edição de Fotos, Ajuste em Lotes, Impressão de Contatos e Módulo Web. São mostradas as opções de edição mais rápidas no programa. Trabalhamos com um número grande de imagens e depois podemos fazer um copião ou simplesmente colocar na internet. Tudo através do Lightroom.

O terceiro CD é o que mostra as opções mais avançadas e personalizadas. Embora seja a parte da aula que mostra o maior número de informações para quem quer trabalhar pontualmente em sua imagem, é importante frisar a necessidade de se assistir aos dois primeiros DVDs, pois muita coisa que vai ser utilizada aqui é citada na primeira (as vezes apenas como comparação) e pode causar um vácuo de informação dificultando o entendimento. Aqui encontramos os capítulos de Escolha de Fotos, Módulo Develop (que seria realmente a revelação digital), Ferramentas Localizadas, Edição no Photoshop, Módulo Print, Exportação e Arquivamento e o Encerramento. Realmente esse é o DVD com o maior número de informações que vão deixar qualquer um maluco. As possibilidades de edição com a ferramenta da Adobe são gigantescas e me mostrou o quanto eu subutilizava o Lightroom.

Depois da aula podemos destacar que o Lightroom é o software que melhor se encaixa nas necessidades do fotógrafo e cria um ambiente de trabalho perfeito para todas as etapas do processo de edição da imagem. Ao mesmo tempo notamos que esse fluxo de trabalho se mostra mais adequado a quem fotografa em RAW, pois permite um número bem maior de possibilidades de edição, mas também é possível trabalhar de maneira adequada e muito satisfatória com JPEG, TIFF e DNG. Para finalizar, cabe destacar que o Clício Barroso é um grande professor e o ato de assistir a esses DVDs é muito prazeroso para quem realmente gosta de fotografia.

O DVD Lightroom 2 Sem Segredos pode ser adquirido na página da Editora Photos ao preço de R$ 89,00. Uma verdadeira bagatela pela aula que encontramos nele.

lightroom 2 sem segredos

relacionados


Comentários