Meio Bit » Baú » Internet » TypePad Micro esquenta a briga dos pequenos

TypePad Micro esquenta a briga dos pequenos

18/11/2009 às 10:50

Se manter um blog é muita coisa para você, saiba que existe alternativa. Menores que blogs convencionais, mas não tão minimalistas quanto microblogs (Twitter), os tumblelogs vêm conquistando um público bem definido, aquele que gosta de manter uma página atualizada com regularidade na Internet, mas não tem tempo para sentar em frente ao PC e escrever um texto de 500 palavras.

O maior expoente do gênero tumblelog, provavelmente, é o Tumblr. Com uma comunidade fortíssima, e um apelo quase artístico, é um serviço bem diferenciado, que a cada novidade, a cada anúncio, aprimora a experiência do usuário. Tenho meu próprio tumblelog lá, e recomendo fortemente o serviço para quem não tem saco para ter um blog, mas gosta do ofício.

Por algum tempo, o Tumblr reinou sozinho no campo dos tumblelogs. Na realidade, seu único concorrente eram blogs movidos a WordPress customizados, o que, embora seja tecnicamente possível, carece de várias características que fazem o Tumblr ser único. Recentemente, porém, surgiu um serviço capaz de fazer frente a ele: o Posterous.

O apelo do Posterous junto a bloggers casuais é ainda mais forte, com foco na possibilidade de manter seu blog usando o e-mail. Pode parecer besteira, mas a praticidade e a eficiência do sistema que eles criaram, somadas à integração com redes sociais e outros serviços, é de cair o queixo.

Com a briga entre os dois esquentando (o face off do Mashable! mostrou que está acirrada), há espaço para mais algum? A Six Apart, dona do veterano e esquecido Movable Type, acredita que sim, e colocou no ar, hoje, o TypePad Micro.

Cute Sexy Funny Awful - Google Chrome (2)

Antes de destrinchar o novo serviço, vale a pena recapitular o que é o TypePad normal, ou Pro, como a empresa chama. Trata-se de um serviço de blogs self-hosted, só que mantido mediante mensalidade. Há uma série de vantagens, como layouts profissionais e suporte pessoal constante. Houve quem pagasse para ter um blog, mas com a ascensão de ferramentas gratuitas de ótima qualidade, em especial o WordPress, o TypePad ficou meio de lado.

Nesse, o TypePad Micro chega, totalmente gratuito e com a missão de bater não o WordPress, tarefa muito difícil a essa altura do campeonato, mas sim os relativamente novos Tumblr e Posterous.

E o que a Six Aparte oferece para conseguir tal proeza? Basicamente, o que os outros também oferecem. Simplicidade para postagem, seja via navegador, e-mail, mobile ou bookmarklet (aliás, o do Posterous é fenomenal), design fixo e adaptável à imagem principal, integração com redes sociais (Facebook e Twitter, por enquanto), sistema de amizades. Um ponto interessante, que talvez ajude o TypePad Micro a ganhar usuários, é o uso do Facebook Connect para cadastro. Nesse ponto, só o Posterous consegue bater de frente com ele, pois dispensa cadastro.

Se isso é o bastante? Provavelmente não. Seguir pelo mesmo caminho da concorrência é o suficiente para fazer um bom produto, mas não para batê-los. Some a isso as comunidades apaixonadas de Tumblr e Posterous, o que, verdadeiramente, mantém ambos os serviços interessantes, e fica fácil notar que a Six Apart terá muito trabalho para emplacar o TypePad Micro…

relacionados


Comentários