Meio Bit » Arquivo » Internet » Bug no layout do Twitter, e a volta do retweet oficial

Bug no layout do Twitter, e a volta do retweet oficial

14 anos atrás

Ontem alguns heavy users do Twitter tiveram uma surpresa ao entrar no site do serviço: uma suposta nova interface.

Até aí, tudo bem. O problema é que o novo visual parecia, na realidade, um erro de renderização, uma falha do estagiário do Twitter, qualquer coisa imprevista e/ou errada, menos uma nova interface. Tanto que ainda não havia consenso se aquilo foi mesmo um teste, ou um erro.

Veja com seus próprios olhos:

novo-twitter-20091118

Horas mais tarde, após a página voltar à normalidade, o TechCrunch atualizou o post sobre o assunto e declarou que, afinal, fora um bug mesmo, informação essa ratificada por Evan Williams, co-fundador do Twitter. De qualquer maneira, durante o pouco tempo em que o estranho layout esteve ativo, choveram comentários execrando a “novidade”. Menos mal que foi apenas uma falha, e não uma malfadada tentativa de redesign.

Outra notícia que sacodiu o Twitter ontem, essa verdadeira, foi a volta do retweet oficial. O recurso estava em testes na semana passada com alguns usuários, foi removido abruptamente, e ontem voltou, aparentemente com outros testadores – eu, por exemplo, não fui contemplado na primeira leva, mas ontem, sim.

Twitter Home - Google Chrome

A implementação do retweet oficial está sendo um dos maiores desafios já enfrentados pela equipe do Twitter. Num post em seu blog pessoal, Evan Williams, dissecou os motivos do recurso funcionar como ele funciona de fato. É algo que dificilmente agradará a todos, pois cada pessoa, cada usuário do Twitter, tem em mente um modus operandi diferente para o retweet. A ideia de oficializar (mais um) recurso nascido naturalmente na comunidade tem uma série de fatores envolvidos, mas no geral o objetivo é diminuir o “ruído” causado pelos retweets, e diferenciá-los de mensagens convencionais.

Ontem pude ver, com meus próprios olhos, o retweet oficial em funcionamento. Duas coisas me chamaram a atenção. Ao dar retweet na mensagem de alguém, você não pode editá-la, fazer acréscimos, algo comum no “retweet manual”, geralmente antes ou depois da mensagem original, separado por // (duas barras). Ao clicar no botão retweet, a mensagem é automaticamente publicada na sua timeline, sem sequer passar pelo campo de texto do topo.

botao-de-retweet-20091118

Pessoas que você não segue, mas que são “retweetadas” por alguém que você segue, aparecem na sua timeline. Eles aparecem na home, e também numa nova área, exclusiva para retweets, que os divide em três sub-áreas: retweets dos outros (que você segue), seus retweets e retweets que fizeram de suas mensanges.

Twitter Retweets - Google Chrome

Os desenvolvedores estão pedindo feedback sobre o novo recurso, o que significa que mudanças podem ser feitas futuramente. Particularmente, gostei da novidade. Ela de fato atinge seu objetivo, que é despoluir a timeline principal, e organizar os retweets. Há quem não tenha gostado muito, mas, como em tudo na vida, não dá para agradar a todos, nunca.

Fontes: Tecnoblog, IDG Now!.

relacionados


Comentários