Meio Bit » Arquivo » Mobile » Google lança Files Go, um app para gerenciar o espaço de armazenamento do Android

Google lança Files Go, um app para gerenciar o espaço de armazenamento do Android

Google lança o Files Go, novo app voltado a usuários de entrada que oferece controles simples para gerenciamento de espaço interno e compartilhamento offline de fotos e arquivos.

6 anos atrás

files-go-001

O Google lançou nesta terça-feira (05) mais uma novidade para usuários Android: o Files Go, um aplicativo desenvolvido para o gerenciamento simples e descomplicado do espaço de armazenamento de seu dispositivo e que também permite o compartilhamento de arquivos entre dois aparelhos de forma prática e veloz.

A bem da verdade o Files Go não é uma novidade, ele vinha sendo testado em fase beta desde novembro e adquiri-lo não era nada complicado, mas o Google decidiu postergar o lançamento oficial para junto do Datally, tanto que anunciou a data de lançamento da versão final no evento ocorrido na última semana em São Paulo. Tanto um quanto o outro foram desenvolvidos para o “próximo bilhão de usuários”, que a companhia entende como residentes de países emergentes como Brasil, Índia, México e Indonésia entre outros que possuem dispositivos de entrada.

A principal função do Files Go é descomplicar o gerenciamento de arquivos e espaço interno. Muitas vezes usuários têm problemas para identificar o que está deixando seus aparelhos lentos e não rara a culpa reside em uma quantidade enorme de fotos, vídeos, GIFs e documentos que eles vão atochando sem se dar conta que há um limite para o que ele pode armazenar. Não obstante há casos em que o Android armazena arquivos em duplicidade, e nem sempre é fácil perceber isso.

O Files Go faz uma varredura no aparelho e identifica não só arquivos grandes e duplicados como analisa apps pouco usados, que só estão ocupando espaço e faz uma pré-seleção do que pode ser deletado. Ele dá a opção de simplesmente apagar tudo ou transferir o que você acha importante para apps como Google Drive, Google Fotos, Dropbox e outros através das opções de compartilhamento. E como todo gerenciador ele facilita e muito a busca de arquivos dentro do Android, separando-os por categorias.

files-go-002

Com isso é extremamente simples e prático identificar o que não é necessário, se livrar de pesos mortos e ganhar mais espaço de armazenamento. Segundo o Google, durante o período de testes o Brasil foi identificado como o país com usuários mais ativos dentro do app, principalmente por sua avidez por mais espaço. Em média os brasileiros liberaram cerca de 1 GB no primeiro mês de uso, o que dá uma dimensão de quanta tralha costumamos armazenar.

O outro recurso do Files Go é a possibilidade de compartilhar arquivos offline com seus amigos que estejam próximo de você. Na maioria das vezes em que queremos transferir fotos, vídeos e documentos de um smartphone para outro é preciso utilizar conexões Bluetooth ou NFC (que exige a aproximação física dos aparelhos), mas aqui ele atua de forma diferente: o app cria uma rede Wi-Fi privada e criptografada entre emissor e receptor, de modo que a velocidade de transferência é muito maior.

O Google afirma que o Files Go é capaz de transferir dados entre dispositivos a 125 Mb/s, o que viabiliza até mesmo o compartilhamento de arquivos e vídeos bastante pesados. O único impedimento é o espaço livre, mas como o Files Go já existe para cuidar dessa parte também isso não chega a ser um problema.

files-go-003

Aí de novo você vai dizer “mas o Android já tem algumas dessas funções nativamente”. Sim, concordo mas tanto o Files Go quanto o Datally não foram criados tendo em mente o nerd l33t h4x0r que faz root e fuça em tudo, e sim o usuário padrão de smartphones de entrada. Este perfil de consumidor, que compra aparelhos mais em conta por questões econômicas não é um power user, ele não procura aprender as funções mais básicas de gerenciamento de seu dispositivo e só sai usando, e depois vai perguntar a você como faz para liberar espaço depois que ele atochou o gadget com fotos e vídeos de pr0n e gatinhos que ele baixou no WhatsApp.

Acredite, já tive que dar assessoria em casos semelhantes mais de uma vez e para o mesmo usuário, e não adianta nada ensinar a mexer nas configurações: esse perfil de consumidor acha muito difícil e complicado e não vai sequer chegar perto delas. O que o Google está fazendo oferecendo tais apps é centralizar uma série de funções extremamente úteis em um só lugar, usando uma linguagem e identidade visual que até a sua avó vai entender e sair usando.

Resumindo, o Google está finalmente pondo em prática no Android o princípio KISS (de Keep It Simple, Stupid), termo cunhado pelo engenheiro aeronáutico da Lockheed Kelly Johnson (que entre outros muitos projetos e inovações para a área é responsável direto por aeronaves como o P-38 Lightning, o U-2, o F-104 Starfighter, o A-12 e o SR-71 Blackbird) de sempre prezar pela simplicidade e funcionalidade e eliminar complicações desnecessárias. Ou como a Apple sempre defendeu, It Just Works.


Files Go by Google: Free up space on your phone

O Files Go está disponível na Google Play Store e é compatível com dispositivos Android a partir do 5.0 Lollipop.

Fonte: Google Blog.

relacionados


Comentários