Meio Bit » Arquivo » Fotografia » YouTube Full HD 1080p - Haja Banda!

YouTube Full HD 1080p - Haja Banda!

14 anos atrás

O blog oficial do YouTube anunciou que já estão aceitando e reconvertendo o material antigo compatível para disponibilizarem vídeos em Alta Defiinição, 1920x1080 pixels.

Quem já tentou clicar no botão HD do YouTube sabe que não é assim que a banda toca. Aliás, toca, mas beeem lentamente. Talvez na civilização tenham banda pra isso, mas aqui aquele botão ainda é uma piada de mal gosto, exceto para o pessoal com aquele link de 100Mbits da GVT.

Full HD cai na categoria "grosseria". Estamos falando de imagens de 2 Megabits passando a uma taxa (se seguido o padrão) de 60 quadros por segundo. Para ter uma idéia a banda sem compressão de um stream FullHD é de 1.485 Gbit/s. Fica evidente que os CODECs atuais são magia negra, coisa do Demo, Pura Treva. Nada da Luz conseguiria comprimir tanto, manter a qualidade e passar um vídeo desses em qualidade decente.

Veja um exemplo do que é FullHD: O fundo de tela que uso, uma imagem da Octomom:

Clique na imagem para a versão FullHD. Agora imagine seu pífio cabo (não aquele, o de Internet) tentando passar 50 ou 60 dessas por segundo. OK, em teoria será ótimo ver em 1920x1080 vídeos de cenas do Pânico gravadas de TV de 14 polegadas mal-sintonizada, com uma TekPix, a 320x240 segurada pelo Michael J. Fox durante um terremoto em uma montanha russa, mas na prática acho que a espera não vai compensar.

Aqui no mato ainda temos trauma da Buffering do RealVideo, e mesmo lá fora os primeiros 15 segundos de todo vídeo do YouTube são o máximo que a maioria vê. A atenção do tubonauta é muito dispersa, se começar a bufferizar mesmo no começo, o sujeito desistirá e clicará outra coisa.

Claro, continuarão existindo as versões em resolução realista, então não há problema. Mas saber que algo está disponível e eu não posso consumir por total falta de capacidade do meu lado é muito frustrante. (sim, vale pro TuboHD e pra Jolie)

relacionados


Comentários