Meio Bit » Arquivo » Internet » As bolas do Google indicam puritanismo

As bolas do Google indicam puritanismo

14 anos atrás

O recurso SafeSearch já existe no Google há bastante tempo. Com ele ativado, o sistema filtra resultados não indicados para menores de 18 anos, tornando a navegação mais adequada para crianças. O problema é que, até hoje, basta o pentelho-sou-háqui desabilitar o SafeSearch, e todas os resultados educativos voltavam a aparecer – o que, afinal, não é a coisa mais difícil do mundo, mesmo para uma criança/adolescente.

Com o Lock SafeSearch, o Google fechou essa brecha. A novidade habilita o SafeSearch e, de quebra, resguarda a opção com senha. Outra novidade complementa esse cerco à putaria internética, essa de gosto bastante duvidoso, mas uma garantia de que a filtragem de resultados está ativa: bolas coloridas no topo dos resultados da busca. Imagina-se que, com isso, pais e responsáveis podem ter um feedback visual bastante evidente, mesmo estando “do outro lado da sala”.

coloredballs20091112 

Veja um vídeo da novidade:

O Lock SafeSearch ainda não está disponível para todos – na minha conta, por exemplo, ainda não apareceu. Para os que já tiverem-na à disposição, basta ativá-lo nas preferências de pesquisa.

O Lock SafeSearch atua sobre todos os domínios e versões do Google. E ratificando o aviso do Google: ele ajuda a proteger crianças no uso da Internet, porém, de maneira alguma substitui a supervisão de um adulto. Aos que já são papais ou mamães, muita atenção – de boa intenção e malandro, o inferno e a Internet estão cheios.

Fonte: Mashable.

relacionados


Comentários