Meio Bit » Arquivo » Internet » Google baixa preços de armazenamento na nuvem

Google baixa preços de armazenamento na nuvem

14 anos atrás

Talvez você não saiba, mas a Google cobra por espaço extra em seus serviços. Se o que a gigante de Mountain View oferece gratuitamente nos vários serviços de seu portifólio, como Gmail e Picasa Web Albums, não for suficiente para você, dá para comprar mais (e põe mais nisso) espaço.

Os planos, já com preços atualizados, estão nesta página. Como se vê, os custos são baixíssimos: com US$ 5,00 por ano, leva-se 20 GB de espaço, suficiente para armazenar mais de 10 mil fotos de 5 MP. Comparando com o plano mais básico da tabela anterior, a queda é significativa. Antes, comprava-se 10 GB de espaço por U$ 20,00.

O plano mais generoso, agora, oferece a mixaria de 16 TB de espaço. Haja fotos, e-mails e anexos para fazer jus a ele – e dinheiro também, já que esse sai por US$ 4.096,00/ano).

google_hdd

Quem já tinha algum plano contratado antes da redução terá seus valores atualizados automaticamente. O espaço extra é cumulado com o gratuito, assim, no Gmail, por exemplo, você só começa a usufruir dos 20 GB comprados depois que a cota gratuita, atualmente em 7,3 GB, estourar.

Na concorrência, a coisa funciona de forma diferente. Tanto Microsoft, quanto Yahoo!, oferecem espaço ilimitado em seus serviços de e-mail, Hotmail e Yahoo! Mail, respectivamente. A sacada dessas empresas é liberar espaço na medida que o usuário precise, o que permite a elas identificar casos de abuso dos termos de serviço, e, por fim, ao invés de subir o espaço do spammer/pirata/whatever, fechar a conta dele. Nos serviços de armazenamento de imagens, a Microsoft (Windows Live Fotos) dá 25 GB, que podem ser usados também para armazenar quaisquer tipos de arquivos, e a Yahoo! (Flickr) oferece espaço ilimitado, mas impõe uma série de restrições a quem não é membro Pro (pago).

Modelos diferentes, mas todos para um público bem específico, composto pelos verdadeiros mega-ultra-heavy users. Alguém aqui já estourou os 7,3 GB do Gmail?

Fonte: Mashable.

relacionados


Comentários