Meio Bit » Arquivo » Internet » Facebook Chat usará XMPP

Facebook Chat usará XMPP

14 anos atrás

Depois do Google Talk, tudo indica que o Facebook será o próximo grande player a adotar o protocolo XMPP para seu sistema de bate-papo. Não é de hoje que a expectativa quanto a essa mudança existe; desde maio de 2008 comenta-se, oficialmente, tal mudança é comentada pelo staff da companhia.

A volta dos rumores, com força total, deve-se a declarações da Process One, companhia especializada em soluções de bate-papo. Eles dizem que rastros deixados em seus servidores pelo Facebook, através da URL chat.facebook.com, indicam que o lançamento da novidade está próximo.

facebook-xmpp Qual a vantagem do XMPP (Extensible Messaging and Presence Protocol)? Compatibilidade com um sem número de aplicativos baseados no protocolo, como Google Talk, Jabber, Miranda-IM, Adium, etc., tanto desktop, quanto web-based. O protocolo XMPP permite visualização de imagens de exibição, status e atualizações dos contatos, e roda independente da rede social.

Hoje alguns programas fazem a “ponte” com o bate-papo do Facebook, mas é tudo bem rudimentar, na base da gambiarra. A implementação do XMPP facilitará as coisas para terceiros, e em último caso, para usuários finais, eu e você.

Ainda segundo a Process One, o que falta para o Facebook anunciar a novidade é definir como será feito o sistema de login e senha para se conectar, já que, sendo independente do site, várias questões, de segurança à praticidade, são sucitadas. De qualquer maneira, eles preveem que não demorará muito para que tenhamos, afinal, XMPP no chat do Facebook.

E é bom a concorrência ficar de olho: hoje, o Facebook possui mais de 300 milhões de usuários. Cada um deles é um usuário em potencial do bate-papo e, por extensão, do XMPP. Com Facebook, Google Talk e outros clientes menores no páreo, é bem provável que os líderes do segmento, AOL AIM, Windows Live Messenger e Yahoo! Messenger, sejam ultrapassados pelo XMPP.

Fonte: GigaOM.

relacionados


Comentários