Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Fotógrafo faz exposição com fotos feitas pelo iPhone

Fotógrafo faz exposição com fotos feitas pelo iPhone

14 anos atrás

Existe um pensamento que corre pela comunidade fotográfica de que é necessário equipamentos modernos e caros para se executar uma boa fotografia. No mundo dos megapixels da fotografia digital, sempre pensamos em maior resolução e sensores maiores quando o assunto é uma fotografia de qualidade. Mas, sabemos que o objetivo principal da fotografia é a imagem e não o equipamento que usamos. É possível fazer fotografia de qualidade com uma caixa de madeira que deixaria muito dono de câmera profissional com inveja. Por isso, é muito mais importante saber dominar seu equipamento e reconhecer suas limitações do que ter a câmera mais moderna e cara.

Dentro dessa perspectiva, o fotógrafo Lucas Lenci está inaugurando nessa semana a exposição “Aifonepics: os polaroids de minha geração” com fotos feitas apenas com um iPhone 2G. A premissa aqui é simples. Para o fotógrafo, os celulares com câmeras substituem as antigas câmeras Polaroids que se tornaram muito famosas nas décadas de70 e 80 por permitirem o registro instantâneo das cenas do cotidiano. Segundo as palavras de LenciComo fotógrafo eu sinto a necessidade de registrar momentos, formas e cores que de alguma maneira me inspiram e, ao invés de ter sempre um caderno comigo para tomar nota destas inspirações, optei em usar meu telefone como um diário digital.

Mais do que apenas uma coletânea de imagens feitas com seu telefone, cabe destacar que a Unidade Formal do ensaio é muito interessante. As imagens foram capturadas durante vários meses. Todas as fotos são tratadas no aparelho usando aplicativos do próprio iPhone e as imagens escolhidas para a exposição (52 no total) são impressas em papel Ilford galerie smooth glossy. O formato da impressão (15x15cm) também é uma alusão ao formato das fotografias Polaroids.

Como fotógrafo, acredito que toda a expressão artística deve ser apoiada e desenvolvida. Não importa se é com uma latinha ou com um telefone celular. Isso só prova que o equipamento não é limitação quando a criatividade e conhecimento técnico são colocados para funcionar. Para quem se interessou, a exposição vai acontecer entre os dias 11 e 27 de novembro na Galeria dconcept (Jardins, São Paulo). Mais informações no site oficial do projeto.

lucaslenci

Fonte: Blog do i-Phone

relacionados


Comentários