Meio Bit » Arquivo » Games » EA anuncia a compra da Respawn Entertainment

EA anuncia a compra da Respawn Entertainment

Após dois jogos e uma parceria desde a fundação do estúdio, a Electronic Arts fechou um negócio para comprar a Respawn Entertainment e com isso a desenvolvedora responsável pelo Titanfall deixa de ser independente.

6 anos atrás

titanfall

No início de 2010 a indústria de games foi sacudida com a notícia de que Jason West e Vince Zampella haviam sido demitidos pela Activision. Principais responsáveis pela Infinity Ward e pela série Call of Duty, não demorou até que a dupla anunciasse sua nova casa, o estúdio recém fundado chamado Respawn Entertainment. Algum tempo depois veio a informação de que eles estavam trabalhando num novo FPS e para lhes ajudar na tarefa, a Electronic Arts atuaria como editora da franquia conhecida como Titanfall.

Após lançarem dois jogos e não conseguirem repetir o sucesso da marca que criaram no antigo estúdio, chega a notícia de que os game designers novamente deixarão de ser independentes, com a Respawn passando a fazer parte do grupo de desenvolvedoras que pertencem à EA.

Começamos a Respawn com o objetivo de criar um estúdio com alguns dos melhores talentos da indústria e para ser uma das principais desenvolvedores de jogos inovadores,” disse Zampella. “Sentimos que era a hora de nos juntarmos a um líder da indústria que trará os recursos e apoio que precisamos para o sucesso a longo prazo, enquanto continuamos mantendo nossa cultura e liberdade criativa. A EA tem sido uma grande parceira ao longo dos anos com o Titanfall e o Titanfall 2, e estamos empolgados em combinar nossas forças. Este é um grande próximo passo para a Respawn, para a EA e nossos jogadores.

Através do site da empresa o executivo fez questão de reforçar que os fãs não precisam se preocupar com a possibilidade da liberdade criativa do estúdio ser afetada pela aquisição, o que ao menos serve para mostrar que eles sabem que o negócio coloca uma pulga atrás da orelha de muita gente.

Dado o histórico da Electronic Arts de comprar, sugar e descartar estúdios, é natural que as pessoas desconfiem que o mesmo acontecerá com a Respawn Entertainment e para muitos, a hora é de começarmos um bolão para ver quem acerta o tempo de vida que a desenvolvedora terá pela frente.

Mas deixando as especulações um pouco de lado, saiba que atualmente a Respawn está trabalhando na criação de um jogo baseado na franquia Star Wars, em um novo Titanfall e em um título para realidade virtual. Para garantir tudo isso a EA poderá pagar até US$ 455 milhões pela desenvolvedora, um valor que deve estar sendo bastante comemorado por Jason West e Vince Zampella. Caso não saiba, há muitos anos eles foram funcionários da EA e se não fosse por um desentendimento, eles provavelmente não teriam fundado a Infinity Ward, criado o CoD e chegado a este negócio. É, o mundo dá voltas mesmo.

Fonte: Games Beat.

relacionados


Comentários