Meio Bit » Arquivo » Games » CCP Games encerra desenvolvimento de jogos para RV

CCP Games encerra desenvolvimento de jogos para RV

Uma das empresas que mais apostavam na realidade virtual, a CCP Games anunciou que não fará mais isso e que fechará dois estúdios que se dedicavam a criar jogos para a tecnologia.

6 anos atrás

eve-valkyrie

Se voltarmos alguns meses no tempo, para uma época antes do lançamento do Oculus Rift e do HTC Vive, veremos que a indústria de games vivia um período de quase histeria por causa dessa nova era da realidade virtual. Mesmo assim, algumas empresas não escondiam o receio de apostar em algo que poderia não dar um retorno imediato, mas a CCP Games não era uma delas.

Possivelmente acreditando que estaria em vantagens caso fosse uma das primeiras a desenvolver para a tecnologia, há três anos a companhia islandesa começou a investir pesado na criação de jogos para a realidade virtual e agora chega a notícia de que o negócio não deu muito certo.

Após um jornal do seu país soltar a informação de que 100 funcionários seriam demitidos e que a CCP Atlanta e a CCP Newcastle seriam fechadas, o CEO da editora confirmou a informação através de uma comunicado, onde explicou porque eles tomaram esta decisão.

Apesar do sucesso dos jogos de realidade virtual que lançamos, mudaremos nosso foco para o PC e iniciativas mobile, e centralizaremos essas iniciativas, junto com o suporte aos nossos jogos de RV, no, nossos escritórios em Reykjavík e Londres,” disse Hilmar Veigar Pétursson. “Nós continuaremos dando suporte aos nossos jogos de RV, mas não faremos investimentos materiais na RV até vermos condições de mercado que justifiquem investimentos além dos que já fizemos.

A CCP também emitiu outra nota onde revela que o estúdio que eles possuem em Xangai terá seu tamanho reduzido, mas que toda essa reestruturação não afetará os planos para o EVE Online, muito menos o desenvolvimento do jogo de tiro em primeira pessoa Project Nova ou do jogo para celular Project Aurora.

Já em relação ao EVE: Valkyrie, carro chefe da CCP quando se tratava de realidade virtual, as previsões são desanimadoras. Além do estúdio ter dito que o seu desenvolvimento foi paralisado, o fato dele ter perdido a obrigatoriedade de usarmos um HMD para jogar não parece ter sido o suficiente para aumentar sua popularidade. No Steam pelo menos o jogo registrou um pico de apenas 156 jogadores simultâneos, sendo que nas últimas 24 horas foram apenas 16. É verdade que o game também está disponível na loja do Oculus Rift e no PlayStation 4, mas será que por lá a situação está muito melhor?

Bom, essa notícia é extremamente importante pois poucas empresas estavam investindo tanto na criação de jogos para realidade virtual quanto a CCP Games e se a situação não estava muito boa para eles, imagino as dificuldades que devem estar enfrentando os estúdios menores.

relacionados


Comentários