Meio Bit » Arquivo » Software » Mockups das novas versões do Firefox no Linux

Mockups das novas versões do Firefox no Linux

14 anos atrás

Há alguns meses a Mozilla apresentou mockups das futuras versões do Firefox, 3.7 e 4.0. Esses esboços, versões preliminares (até então, focadas no Windows) e todos os efeitos provenientes do Aero Glass do Vista/7, dão uma boa ideia dos rumos que o navegador deve tomar já a partir da próxima versão. Ruptura com a interface atual (e estagnada, diga-se), e algo mais intuitivo, pegando carona no look and feel do Chrome, da Google.

Agora, foi a vez da versão para Linux ganhar mockups. Reconhecidamente a mais “atrasada” dentre as três principais plataformas (Linux, Windows e Mac OS X), finalmente o navegador ganhará o formato característico implementado no Firefox 3.0 do Windows e Mac OS X. Isso, junto a outras mudanças, no Firefox 3.7, que, segundo o roadmap da Mozilla, sairá n’algum dia do primeiro semestre de 2010.

Imagens do que provavelmente será o Firefox 3.7 foram liberadas no wiki de desenvolvimento do programa. Confira:

Fx-3.7-Mockup-Linux-i01-Joined-Tabs-T-Human-Orange

Fx-3.7-Mockup-Linux-i01-T-Oxygen

Além dos já citados botões de avançar e voltar, que agora ficam iguais aos das demais versões do Firefox (Windows e Mac OS X), destacam-se também maior atenção aos ícones dos botões, consistência visual, inclusive adaptando-se ao tema usado no sistema inteiro (nos exemplos acima, os temas Human, do Gnome, e Oxygen, do KDE), ângulos mais curvados em detrimento dos retos/secos utilizados até hoje, e remoção de separadores de barras, o que deixa a interface mais “livre” e menos confusa.

Além do Firefox 3.7, foi apresentada uma imagem do que virá a ser o Firefox 4.0 no Linux. A exemplo da versão 3.7, essa também mantém o mesmo padrão da anteriormente apresentada (para Windows), e torna-se ainda mais parecida com a interface do Chrome: abas no topo, exclusão dos menus em formato texto, e mais espaço para a exibição das páginas.

Fx-4.0-Mockup-Linux-i01-ToT-T-Human-Brown

O Firefox 4.0 está previsto para o segundo semestre de 2010. Apesar da “inspiração” no Chrome, é bom ver a Mozilla mexendo num ponto sensível do seu principal programa. Hoje, a interface do Firefox é, provavelmente, a mais defasada dentre os grandes navegadores, algo que, com as mudanças apresentadas, tende a mudar. As melhorias na versão Linux, além de deixar o programa mais bonito, compatiliza-o com os outros sistemas operacionais, fortalecendo ainda mais a identifidade visual do Firefox.

Ficam faltando, agora, mockups da interface do Firefox no Mac OS X. Até o fim do ano, quem sabe?

Fonte: Download Squad.

relacionados


Comentários