Meio Bit » Arquivo » Internet » Primeiras impressões sobre o novo orkut

Primeiras impressões sobre o novo orkut

14 anos atrás

Miguxos, anencéfalos e caras legais que frequentam comunidades obscuras do orkut, preparem-se: o que vocês estão prestes a ler é um rápido hands-on do novo orkut.

Sim, tenho acesso, amigos, mas não, não tenho convites. Sei que é inútil escrever (a experiência com o Google Wave me mostrou isso), mas não custa nada: não tenho convites para o novo orkut. Não sei qual o critério do Google, mas eu não recebi convites para distribuir aos amigos…

A primeira coisa a dizer é: Google, por favor, tire aquela bolinha dos perfis de quem tem o novo orkut. Aquilo é mel para a galera viciada por convites. Já viram filmes de zumbis onde os monstrengos descobrem um sobrevivente e chamam o resto da galera chegada num cérebro para ir atrás do azarado? O efeito esperado é mais ou menos esse – e, ao invés dos sobreviventes, não dispomos de armas de grosso calilbre para lidar com o problema. Por enquanto, aliás, o clima está ameno, mas acredito que seja pelo fato da notícia do novo orkut não ter se espalhado. Entre amigos e contatos próximos, poucos sabem da novidade.

bolinha-do-orkut-20091030

Mas vamos ao novo orkut propriamente dito. A primeira impressão é muito boa. Veja:

novo-orkut-20091030

O novo layout agrada bastante, é mais limpo e moderno, bem diferente do azul-calcinha com cara de 2004 da versão antiga. O uso de novas tecnologias, que impedem o uso da rede no Internet Explorer 6 (yay!), traz outro benefício: velocidade. Muito AJAX, poucos recarregamentos completos da página dão o tom dessa versão.

Logo de cara, o novo orkut traz as sugestões de amigos. O efeito de transição entre as páginas é bem bacana, e é fácil adicionar ou rejeitar as sugestões. Acredito que, com o tempo e as negativas ou aceites, a acurácia do sistema melhore. O que, na realidade, nem é algo tão necessário, visto que, desde já, as sugestões apresentadas são bem precisas (e eu, shame on me, não era amigo do chefe no orkut ainda 😛 ):

sugestoes-de-amigos-novo-orkut-20091030

Logo abaixo, temos os aniversários, pessoas que te adicionaram, e por fim, as atualizações dos amigos. Todas funcionam com uso e abuso de AJAX, e a parte das atualizações de amigos promete ser um hit nessa nova fase do orkut. A atualizações de status agora permite respostas, e dá para imaginar que, dali, surgirão conversas intermináveis, o que talvez crie um certo canibalismo dentro do ecossistema – afinal, como ficam os recados?

Minha aposta nessa tendência tem estreita relação com o que o Google “diz” no espaço para atualizações de status. Na versão pt-Br, a frase é: “Conte algo para seus amigos!”. Imagino isso, para o heavy-user de orkut, como um convite à conversação. O que é bastante legal, e tornará a timeline de atualizações, se bem utilizado, um espaço bastante ativo.

conta-algo-ai-manow-novo-orkut-20091030 

Da imagem acima é possível extrair mais uma novidade: temas. Ok, não são exatamente temas, mas sim esquemas de cores diferentes. O que muda é essa área azul gigantesca, e os cabeçalhos dos blocos (amigos, comunidades, essas paradas). Muita gente vai amar, e não será surpresa se o Google estender essa área, acrescentando novas cores e/ou esquemas temáticos – alguém lembra do Google AdSense versão Halloween? 😛 .

Nesse mesmo quadradão azul, que tende a ser o centro de operações do novo orkut, na parte inferior estão atalhos para as principais áreas suas na rede. As tradicionais recados, fotos e vídeos, e em mais, os aplicativos Open Social. Esses, aliás, ainda não foram adaptados para o novo layout, de modo que, ao clicar num, a versão “velha”, com alguns toques da atual, é mostrada:

open-social-novo-orkut-20091030

Isso não acontece com todos. Tente adivinhar um app que já adaptado ao novo orkut.

Pensou? É, ele mesmo: BuddyPoke.

buddy-poke-novo-orkut-20091030

Justiça seja feita, alguns outros de maior utilidade também já estão adaptados ao novo sistema, como o Twitkut. Esses aparecem em abas, ao lado da do padrão “Algumas palavras”, no primeiro bloco do perfil.

twitkut-novo-orkut-20091030

Voltando à home, os blocos de amigos e comunidades ganharam mudanças bem-vindas. Agora, todos os seus amigos e comunidades aparecem diretamente ali, com a ajuda de uma barra de rolagem vertical. Outro fator que ajuda a encontrar o que se deseja é a busca em tempo real, muito precisa e responsiva. Na parte de gerenciamento, porém, o orkut meio velho dá as caras novamente…

amigos-novo-orkut-20091030

Na área dos recados, pequenas melhorias. Agora temos um formulário WYSIWYG, com negrito, itálico, sublinhado, emoticons (iguais aos do Google Talk), fonte colorida (…) e vídeo, para linkar facilmente vídeos hospedados no YouTube. Não disponho de uma webcam para testes, mas dizem que, de posse de uma, é possível gravar vídeos em tempo real, e mandar sob a forma de recados ou depoimentos. Para os old-school, o estilo BBCode continua disponível.

novo-formulario-novo-orkut-20091030

As páginas de recados também possuem, agora, links rápidos para denunciar spam (ótima sacada), e um botão para atualizar as mensagens sem precisar recarregar a página toda.

A parte das fotos, não por acaso uma das favoritas dos usuários do orkut, simplesmente mata a pau. É sensacional, dá gosto usar, tamanha a usabilidade e rapidez das operações. Aqui as técnicas e ferramentas do Google que ferraram o suporte ao IE6 mostram sua força, de modo que é simples enviar, atualizar ou editar as imagens dos seus álbuns.

fotos-novo-orkut-20091030

Quem curte as comunidades, uma boa parcela da galera que não usa o orkut como Flickr, se sentirá meio desapontado com a falta de novidades nessa área. Muitos pedem, e eu ratifico esse desejo, formas de acompanhar discussões que se desenvolvem dentro dos grupos. Um RSS, aviso por e-mail, qualquer coisa. Infelizmente, ainda não foi dessa vez que as comunidades no orkut ganharam atenção do Google. Não há absolutamente nada novo nelas, apenas o look and feel intermediário, o mesmo de alguns apps Open Social, e só.

comunidades-novo-orkut-20091030

Por fim, o Google finalmente reconheceu o filho bastardo, e colocou, no cabeçalho das páginas do orkut, atalhos para outros produtos e serviços, como acontece com todos os demais sites. Não está uniforme, mas sim numa inexplicável e estranha barra cinza, mas já é alguma coisa. Dali surge outra coisa inusitada: meu orkut”. Aparece na logo, e também no título da página. Do lado direito, pesquisa no orkut e na web, configurações, e um link para voltar à versão antiga, caso a nova lhe desagrade.

barra-superior-novo-orkut-20091030

Essas são apenas primeiras impressões do novo orkut. Tive pouco tempo para brincar nele – recebi o convite hoje, no início da tarde. A primeira impressão é ótima, e mesmo as mudanças não sendo profundas conceitualmente falando, mudam sensivelmente a forma de encarar a rede social. E, na parte estrutural, o novo código, graças ao rompimento do Google com código legado (aka compatível com IE6), deixa tudo mais rápido, intuitivo e agradável.

Pode não ser (e provavelmente não é) o bastante para arranhar a hegemonia do Facebook no resto do mundo, mas o novo orkut sobra quando falamos em manter a hegemonia no Brasil, onde é e sempre foi líder absoluto. Para ficar perfeito, só falta aplicativos Open Social decentes. Nesse ponto, o orkut ainda engatinha se comparado ao Facebook…

Outras impressões do novo orkut:

  • 5 minutos usando o novo Orkut (Zumo);
  • Apresentando o novo orkut! (InfoWester);
  • New Orkut Launched With Many Facebook-Twitter Like Features – We Review Whats New? (WATBlog.com).

relacionados


Comentários