Meio Bit » Arquivo » Internet » Pequenas novidades no Google Reader e Google Maps

Pequenas novidades no Google Reader e Google Maps

14 anos atrás

O Google continua melhorando, aperfeiçoando seus produtos. No início do mês, foi uma avalanche de novidades no Google Docs, de compartilhamento de pastas a upload de arquivos em massa, dentre outras coisas. Nos últimos dias, Google Reader e Google Maps foram os alvos dos esforços de Mountain View.

O Google Reader, que já faz algum tempo recebe atualizações com bastante frequência, ganhou dois novos recursos. O primeiro é a inclusão da aba “Explore” no menu lateral, que traz posts populares de feeds que o usuário não assina, e sugestões de novos feeds, esse último já existente anteriormente, mas agora mais organizado e com nova roupagem. Os posts populares são escolhidos via algoritmo, e entregues em formato personalizado para cada usuário do serviço. De modo semelhante, o serviço de recomendações de novos feeds atua baseado nas estatísticas pessoais e, caso o use, no histórico de navegação do usuário no Google. Funciona bem, e na medida em que o usuário aceita ou recusa as fontes sugeridas, afia ainda mais o sistema para futuras sugestões melhores.

sort-by-magic-2009-10-26 A outra novidade do Google Reader é a opção Magic, que organiza os posts de um feed, basta, ou todos, de acordo com o que é mais relevante para você. Não é algo aleatório; o Magic usa seus “likes” e itens compartilhados para colocar no topo o que, em tese, lhe é mais relevante. O sistema funciona melhor quanto mais velha for a conta, e quanto maior o volume de entradas abrangidas.

Já no Google Maps, a novidade é direta, mas causará impacto em todos que utilizam o serviço: novos desenhos dos mapas. É a primeira grande mudança no visual dos mapas desde que o serviço foi lançado, há quase cinco anos. De modo geral, o trabalho visou tornar os mapas mais legíveis. Desenhos das ruas mais finos, para evidenciar detalhes; cores menos fortes e mais contrastadas; mapas híbridos com mais informações relevantes. Acho que imagens falam melhor que palavras nesse caso, então, veja alguns exemplos oficiais (clique para ampliá-los):

novo-google-maps-brasilia-2009-10-26 novo-google-maps-londres-hybrid-2009-10-26 novo-google-maps-san-francisco-2009-10-26

relacionados


Comentários