Meio Bit » Arquivos » Fotografia » Grandes Fotógrafos: Ansel Adams

Grandes Fotógrafos: Ansel Adams

26/10/2009 às 0:02

Ansel Adams nasceu em São Francisco em 1902 e morreu em Carmel-by-the-Sea em 1984. Começou sua carreira artística na música, onde demonstrou grande talento para o piano, mas foi na fotografia que encontrou sua maior fonte de expressão. Tendo começado a fotografar nas primeiras décadas do século XX, Ansel foi um dos pioneiros no desenvolvimento da arte fotográfica e colocou em suas imagens um rigor técnico nunca visto antes.

Aliás, muitos dizem que Ansel era mais um cientista da imagem do que meramente artista. Para ele, todas as variáveis devem ser mensuradas e controladas pelo fotógrafo. Por isso ele só usava câmeras de grande formato que lhe permitiam dominar todos os aspectos da composição fotográfica. Diferente de outros grandes nomes da fotografia como Cartier-Bresson ou Robert Capa, o fator tempo não era tão importante para ele. Cada imagem deve ser pensada e planejada com cuidado.

Todo esse perfeccionismo do artista pode ser visto na série de três livros que escreveu. A Câmera, O Negativo e A Cópia. Embora tratem de temas voltados para a fotografia do século passado no que diz respeito a equipamentos e processos de reprodução, até hoje esses três livros são básicos para quem está começando na fotografia. A lição aqui é simples: saiba escolher o seu equipamento, saiba como manejá-lo com perfeição, conheça os detalhes da produção fotográfica e saiba como tratar a sua foto para que ela represente aquilo que você desejava durante o planejamento de sua execução. Etapas da construção fotográfica que valem até hoje.

Veja abaixo um pouco da produção de Ansel Adams.

ansel adams_1

Ansel Adams_2

Ansel Adams_3

ansel adams_4

Landscape

relacionados


Comentários