Meio Bit » Arquivo » Games » 17 anos depois, Allegiance chega gratuitamente ao Steam

17 anos depois, Allegiance chega gratuitamente ao Steam

Ideal para quem gosta de estratégia e jogos de tiro, Microsoft Allegiance é uma versão gratuita do game lançado no ano 2000 e que agora está disponível no Steam.

6 anos atrás

allegiance

Ao longo dos anos várias empresas tentaram misturar gêneros bem diferentes em suas criações e apesar de boa parte desses experimentos não terem dado muito certo, alguns conseguiram mostrar que era possível agradar públicos variados. Um deles foi o Allegiance, título multiplayer que podia ser descrito como um misto de jogo de estratégia em tempo real com tiro em primeira ou terceira pessoa.

Desenvolvido pela Microsoft Research, ele foi lançado no ano 2000 e um dos seus principais destaque era nos colocar no campo de batalha a bordo tanto de enormes espaçonaves, mas também de outras onde só cabiam uma pessoa. As equipes então contavam com um comandante, que ficava responsável por tomar decisões táticas e até investir no desenvolvimento de tecnologias ou bases.

Apesar de ter sido muito bem avaliado na época pela crítica especializada, o seu desempenho comercial daquele game muito fraco e infelizmente os servidores do Allegiance funcionaram apenas até 2002. Mesmo assim foi criada uma comunidade bastante ativa em relação ao jogo, até que em 2004 a Microsoft decidiu liberar o seu código-fonte.

Desde então um grupo de voluntários tem se dedicado a manter o jogo funcionando e evoluindo, e para fazer com que ele se tornasse ainda mais acessível, os envolvidos no projeto conseguiram fazer com que o título fosse disponibilizado pelo Steam. Com o nome de Microsoft Allegiance, agora todos que quiserem conhecer esse clássico cult precisarão apenas visitar a página no serviço da Valve e fazer o download.

Como nunca cheguei a jogar o original, esta seria uma boa oportunidade para lhe dar uma chance. Porém, relatos de que este é um jogo bastante complexo acabaram me desanimando, ainda mais por se tratar de algo voltado exclusivamente para o multiplayer.

De qualquer forma, a notícia deve ser comemorada e ela ainda me fez pensar que este é o tipo de mistura que poderia ser utilizada mais vezes. Imagine por exemplo um jogo que funcionasse como uma fusão de um Total War com For Honor, ou então um Command & Conquer com CoD: Modern Warfare. Acho que poderia ser bem divertido.

SteamTrailers — Microsoft Allegiance Trailer (Free to Play)

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários