Meio Bit » Baú » Fotografia » Adobe Lightroom 3 - Versão beta disponível para download

Adobe Lightroom 3 - Versão beta disponível para download

23/10/2009 às 15:57

A Adobe liberou no dia de ontem a terceira versão do Lightroom. Para quem não conhece, o programa veio para suprir os fotógrafos de uma ferramenta simples, leve e ao mesmo tempo poderosa para edição de imagens. Ao contrário do Photoshop, o aplicativo foi pensado especificamente para fotógrafos e congrega as principais ferramentas de edição de imagem do Photoshop juntamente a um sistema de importação de imagens em massa que torna o trabalho mais fácil e rápido. Ótimo para quem necessita tratar um grupo enorme de imagens em pouco tempo. Logo ao abrir o programa notamos uma mudança na interface gráfica, que ficou bem mais limpa. Porém, foram feitas mudanças mais drásticas no funcionamento de algumas funções do programa. Quem exemplificou bem essas novas alterações foi o Clicio em seu Blog. Como um dos grandes especialistas mundiais no programa de edição da Adobe, ele apontou 10 destaques que podemos conferir nessa nova versão.

1 -Performance e qualidade de imagem; o aplicativo foi reescrito para que um único catálogo possa ser usado, sem perda de performance, com os arquivos de alta resolução e peso das câmeras modernas. Mais imagens podem ser gerenciadas nesse catálogo. No quesito qualidade, um novo algoritmo de “demosaicing” foi utilizado no processamento de imagens Raw (ou DNG), privilegiando tanto a redução de ruídos quanto a nitidez; é possível a escolha do novo processamento ou do antigo, em imagens já processadas anteriormente em outras versões do programa.
2- Janela de Importação: Totalmente redesenhada, com versão expandida ou compacta, mais integrada com o visual do LR e mais intuitiva.
3- “Publish Collections” que fazem upload de imagens para o Flickr e iPhones, direto do Library. Possibilidade de ler os comments do Flickr de dentro do Lightroom.
4- Nova ferramenta de grão (Grain) e vinheta (Vignette) com mais controles, “Color Priority” e “Highlight Priority”.
5- Exportação do Slideshow, em formato .mov, com música, H.264 movie format.
6- Marca d’água flexível, com diversas opções de posicionamento e efeitos.
7- Backup ao encerrar o programa, ao invés de backup no início (adorei essa!).
8 - Lightroom 3 importa arquivos CMYK.
9- Coleções no módulo Develop.
10- Qualquer cor pode ser usada como fundo da imagem no módulo Print.

O Lightroom 3 beta se encontra para download gratuito na página da Adobe. É necessário fazer um pequeno cadastro (que vai ser usado sempre que fizer um download de uma nova versão Beta). O aplicativo para Windows tem 120mb e para Mac tem 68,1mb.

Fonte: Dpreview.

relacionados


Comentários