Meio Bit » Arquivo » Games » Molyneux aponta os jogos mais inovadores

Molyneux aponta os jogos mais inovadores

14 anos atrás

Perguntinha difícil para começar o texto: Você conseguiria listar os cinco jogos mais inovadores das últimas duas décadas? Durante uma palestra realizada pela Academia Britânica de Filmes e Artes Televisivas (BAFTA) o visionário game designer Peter Molyneux teve a “coragem” de dizer quais são os jogos que mais ajudaram a modificar a indústria.

Para começar, Molyneux citou o clássico RTS Dune 2, que segundo ele, além de um ótimo multiplayer, ainda permitia que as pessoas o jogassem de formas variadas, como por exemplo se fechando na defesa e fortificando seu exército.

Depois de afirmar que Shigeru Miyamoto é um “verdadeiro gênio da indústria”, o britânico colocou em sua lista o Mario 64, já que ele teria sido bem sucedido ao transportar o gênero plataforma para três dimensões e ser o verdadeiro pai do 3D, sendo o precursor de jogos como o GTA IV.

Em seguida ele citou o Tomb Raider por mostrar que heróis não precisam ser musculosos e o primeiro Halo por além de popularizar os FPSs nos consoles, trouxe ao gênero a energia regenerativa e a limitação do personagem só carregar consigo duas armas.

Por fim, Peter Molyneux incluiu em sua lista o “quase desconhecido” World of Warcraft e sua mecânica que praticamente força o jogador a continuar jogando e jogando para receber uma recompensa e perceber que ela apenas é trocada por outra mais importante, algo como uma cenoura pendurada na ponta de uma vara.

No geral, gostei da listinha e de algumas explicações, mas para Molyneux, o mais importante é que todos esses jogos foram responsáveis por ampliar a audiência dos videogames e nesse ponto acho difícil discordar do sujeito.

dori_pm_23.10.09

[via That VideoGame Blog]

relacionados


Comentários