Meio Bit » Baú » Internet » Mozilla anuncia Raindrop – e não, não é um Google Wave-killer

Mozilla anuncia Raindrop – e não, não é um Google Wave-killer

23/10/2009 às 12:46

A Mozilla anunciou, hoje, o Raindrop, uma plataforma que não é e-mail, baseia-se na comunicação e oferecerá API poderosa. Soou familiar? Pois essa também é a impressão de todos que ouviram falar da nova empreitada da turma do Firefox: o Raindrop, no papel, lembra muito o Google Wave.

Segundo o site oficial:

A missão do Raindrop é: tornar divertida a participação em conversas com pessoas com as quais você se importa, independente dessas conversas estarem no e-mail, no Twitter, no blog de um amigo ou como parte de uma rede social.

O Raindrop usa um mini servidor web para pegar suas conversações de diferentes fontes (e-mail, Twitter, feeds RSS), inteligentemente focar nas partes importantes e permitir que você interaja com elas usando seu navegador web moderno favorito (Firefox, Safari ou Chrome).

Se num primeiro momento a impressão é de que o Raindrop é um Google Wave-like, após ler a explicação acima, soa mais como um FriendFeed on steroids e menos geek. Se ele ocupar realmente essa lacuna, pode vingar. Embora o conceito do FriendFeed seja interessantíssimo (“concentre tudo o que você faz na web num só local”), ele falha porque… bom, não sei o motivo, só sei que ele falha por não conseguir captar usuários comuns, nem mesmo aqueles adeptos de Twitter, Facebook e outras modinhas do momento. O FriendFeed estancou no nível heavy-power-mega-geek, e parece que não sairá dali, especialmente após a aquisição do serviço pelo Facebook.

Vídeo explicativo do Raindrop:

Voltando ao Raindrop, por enquanto o serviço não está disponível. Sabe-se, apenas, que ele está sendo desenvolvido pelo time responsável pelo Thunderbird, esse sim um (veterano) cliente de e-mails, e que será baseado em CrouchDB e Python. Independente do que vier pela frente, teremos competição. Só falta determinar o concorrente: Google Wave ou FriendFeed.

Imagem-conceito do Raindrop (clique para ampliá-la):

Fonte: Download Squad.

relacionados


Comentários