Meio Bit » Arquivo » Software » Que venha muito textão — o Twitter testa 280 caracteres nos tweets!

Que venha muito textão — o Twitter testa 280 caracteres nos tweets!

Twitter dobra o número de caracteres: a rede de microblogs™ liberou para grupo seleto de arrobas um limite de nada menos que 280 caracteres. Seria o início da Era do Textão no Twitter?

6 anos e meio atrás

Hoje o Twitter começou a testar um novo limite máximo de caracteres para as mensagens públicas, os tweets propriamente ditos. Um grupo seleto de arrobas já pode escrever tweets com nada menos que 280 caracteres, quase uma tese de mestrado em chinês (isso se o Twitter fosse permitido). Muitos usuários antigos estão a reclamar da mudança, até porque outras demandas não têm sido atendidas pela rede social.

Laguna_Twitter_logo

O tio Laguna particularmente preferiria que os tweets curtidos/favoritados não aparecessem na timeline de quem me segue mas divago. A questão é que a mudança não atenderia aos usuários daquele Twitter de raiz, de várzea. O novo limite, caso adotado por padrão, atenderá a outro público. O público que ainda não está lá.

Objetividade sempre foi o ponto forte do Twitter como rede social. A ideia inicial, lá em 2006, era que cada tweet não passasse do tamanho de um SMS, este limitado a 160 caracteres. Tirando o nome do usuário (20 caracteres), o Twitter de raiz sempre manteve o limite de 140 caracteres.

Problema: muita gente possui dificuldade em ser sucinto, em escrever apenas 140 caracteres. O povo dos textões de Facebook que o diga. Só que enquanto a rede social do tio Zuck possui 2 bilhões de usuários, o Twitter meio que estacionou abaixo dos 400 milhões de contas ativas. A rede de microblogs™ poderia ter mais usuários, pois desde a fundação pouco mais de um bilhão de contas foram abertas… e abandonadas. O povão desistiu de entender o Twitter.

Para angariar mais usuários ativos, as redes sociais vêm se transformando: no início, o Instagram era apenas um aplicativo de postar fotos quadradas com o iPhone. Hoje ele incorpora até funções do Snapchat em basicamente todas as plataformas onde está atualizado (sorry Windows Phone).

Do ponto de vista financeiro faz sentido aumentar a escala do público-alvo, e o atual movimento do Twitter de aumentar o limite de caracteres vem para diminuir a curva de aprendizado dos novos usuários. Apenas flexibilizar a contagem de caracteres para elementos como nomes de usuários, links e mídia não foi o suficiente. E tecnicamente já se pode escrever textões de 10 mil caracteres nas mensagens diretas, particulares.

Com a antiga limitação de 140 caracteres, os usuários do Twitter criaram todo um estilo próprio de criação de conteúdo cômico, por exemplo.

Será que os 280 caracteres tornarão a rede de microblogs™ ainda melhor?

O tio Laguna só espera que o Twitter não mexa no outro tema considerado tabu para os usuários mais antigos: a edição de tweets. Imagine postar um tweet de gatinhos e, quando ele fizer sucesso, ser editado para apoiar este ou aquele político… sim, aí vai dar xabu.

Fonte: Twitter Blog, via The Verge.

relacionados


Comentários